Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Cabelos lisos e sem química também precisam de atenção especial; saiba como cuidar

Especialista lista dicas para manter essas madeixas saudáveis

Cabelos lisos e sem química também precisam de atenção especial; saiba como cuidar
Cabelos lisos e sem química também precisam de atenção especial - Foto: Unsplash

É fato que o cabelo liso natural se comporta de forma muito diferente de um cabelo alisado quimicamente. Por isso, os cuidados que precisamos tomar são diferentes. Afinal, esse tipo de cabelo não possui ondulações e não precisa de técnicas e equipamentos para alisá-lo.

Dessa forma, apesar de não passar por procedimentos químicos, é preciso se atentar com as ações necessárias no dia a dia para sempre mantê-lo saudável.

Fios lisos naturais podem parecer mais práticos de cuidar, mas sem os hábitos corretos ficam fracos e sem vida. Pensando nisso, conversamos com Paula Breder, fundadora de uma marca de fitocosméticos, também com especialidade em cachos, que listou para nós alguns cuidados com cabelos lisos e sem química. Vamos lá!

Cuidados na hora de lavar

Uma das particularidades do cabelo liso natural é o excesso de oleosidade, porque a estrutura reta da fibra capilar facilita que o óleo presente no couro cabeludo percorra toda a extensão dos fios até as pontas. Nesse sentido, muitas vezes sentimos os fios com aspecto oleoso e, consequentemente, mais pesados. O que não acontece, por exemplo, com cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Como esse tipo de cabelo tende a ficar oleoso com mais facilidade, ele pode precisar de shampoos e produtos com agentes seboreguladores. Além disso, é preciso tomar cuidado com o excesso de produtos como condicionadores, óleos sintéticos, leave-ins e pomadas. Para evitar a oleosidade excessiva, use pouca quantidade e apenas no comprimento e pontas.

Faça hidratação semanalmente

A hidratação para cabelo liso é essencial para deixar os fios sempre saudáveis, soltinhos e bem alinhados. Além disso, ela também protege os fios quando estiverem expostos às agressões diárias, como sol, vento, chuva e poluição.

Dessa forma, o ideal é incluir a hidratação na rotina de cuidados capilares uma vez por semana. Entretanto, se sentir que os cabelos precisam de uma força extra, aumente a frequência. Opte por máscaras de hidratação específicas para o seu tipo de cabelo, pensadas para suprir as necessidades reais da sua fibra capilar, assim você terá todos os benefícios do produto.

Tenha cuidado com fontes de calor

Deixe os fios secarem naturalmente, ou use um secador em temperatura baixa. Afinal, cabelos lisos tendem a necessitar menos de fontes de calor. Então, use isso a seu favor.

Evite a formação de frizz e de pontas duplas

Por fim, frizz e pontas duplas são problemas recorrentes em quem tem cabelos lisos e costumam incomodar bastante, já que ficam mais aparentes. Coincidentemente, na maioria das vezes, os dois efeitos negativos são causados por excesso de uso de acessórios que emitem calor, como secador, chapinha e babyliss, e também pela exposição diária à poluição, sol e vento.

Para evitar tudo isso, é preciso utilizar óleos vegetais prensados a frio, pois protegem dos danos das intempéries climáticas. E, claro, sempre mantenha o corte de cabelo em dia — tirar as pontinhas é um hábito saudável que você precisa adotar.

Mais notícias para você

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana