Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Cleansing oil: saiba tudo sobre esse grande aliado na remoção da maquiagem

Conversamos com uma especialista sobre essa nova etapa do seu skin care

Cleansing oil: saiba tudo sobre esse grande aliado na remoção da maquiagem
Cleansing oil: saiba tudo sobre esse grande aliado na remoção da maquiagem - Foto: Unsplash

Você provavelmente já ouviu falar do termo cleansing oil. Ele é um produto à base de óleo que promete limpar o rosto e remover as impurezas da pele. Aliás, ele viralizou tanto nas redes sociais que ganhou até uma etapa própria no skincare.

No entanto, todo esse hype também veio com muitas críticas, dizendo que o produto causa acne, sensibilidade ou oleosidade.

Então, conversamos com a esteticista dermaticista, Patrícia Elias, que explica que isso pode depender tanto do tipo e do estado da pele, como também da forma que o produto é aplicado. “O cleansing oil, como qualquer outro cosmético, tem uma maneira correta de ser utilizado para atingir os resultados desejados e não causar um efeito rebote na pele”, conta. 

Como usar o cleansing oil?

Em primeiro lugar, a esteticista contou que é preciso aplicar óleo com as mãos e rostos secos. Isso porque, muitas vezes, ao entrar em contato com a água, alguns ingredientes perdem a funcionalidade.

Além disso, é importante sempre aplicar o produto em movimentos circulares no rosto. Assim, ele irá aquecer e será mais fácil remover as impurezas.

Outro ponto importante é não deixar o produto por muito tempo na pele. “É preciso sempre retirar o óleo com água. Se deixado no rosto, o produto pode em alguns casos causar obstrução dos poros, aumento de oleosidade, acne e sensibilidade”, explica.

Aliás, é sempre importante prestar atenção na quantidade de produto que você usa. Afinal, às vezes você pode acabar sentindo a pele oleosas ou com resíduos. Se esse for o caso, passe um sabonte específico com o rosto. Mas atenção: faça isso com cuidado, porque limpar excessivamente a pele pode causar maior produção de sebo.

A profissional também recomenda a utilização do cleasing oil apenas no período noturno devido a sua ação de limpeza profunda, que retira resíduos mais pesados como maquiagem e protetor solar. 

cleansing oil e a oleosidade

Mas, toda, será que usar cleansing oil não aumenta a oleosidade? Não. Aliás, é justamente o oposto que acontece. Isso porque cosméticos que retiram demais o óleo natural da nossa pele, estimulam a produção do sebo. “O corpo entende que, como toda a oleosidade foi toda retirada, é preciso produzir mais para suprir sua falta”, explica Patrícia.

Aliás, o cleansing oil é ótimo para quem quer tirar aqueles pontinhos esbranquiçados que podem virar cravos. Porém, se você tem acne, tome sempre muito cuidado! Quando o óleo não é retirado corretamente, ou é deixado muito tempo no rosto, ele pode piorar o quadro de acne. Por isso, sempre recomendo a remoção do excesso com bastante água, principalmente para quem já possui tendência de pele acneica.

Fonte: Patrícia Elias, esteticista dermaticista e sócia fundadora da Clínica e da Loja Patrícia Elias Estética & Saúde. 

Esse texto foi publicado originalmente por Alto Astral, parceira de Todateen pela Astral Digital.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)