Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como identificar pessoas interesseiras

Como identificar pessoas interesseiras

Na adolescência é comum darmos mais valor aos amigos do que à nossa família. Para algumas pessoas, inclusive, ter muitos amigos (seja no Facebook ou na vida real) é sinônimo de popularidade, e, consequentemente, ter uma vida social bastante ativa. Mas isso não quer dizer que aquela garota que vai com você para a balada é, de fato, sua amiga. Muitas pessoas se comportam como amigos apenas por interesse e na hora em que você mais precisa, desaparecem. Já percebeu? Por isso, é importante perceber até que ponto suas amigas estão sendo verdadeiras ou andam abusando da sua amizade.

Como identificar pessoas interesseiras

Foto: Thinkstock/Getty Images

“As interesseiras conseguem camuflar as suas características”

Segundo o psicólogo Alexandre Bez, os primeiros sinais de interesse aparecem na adolescência: “é nessa fase que as comparações e o desejo de competição repercutem no psicológico”. Com isso, as interesseiras conseguem passar por boazinhas fazendo com que a suposta amiga não reconheça qual é a verdadeira intenção daquela amizade, ou seja, a garota, na ingenuidade, não percebe as segundas intenções.

Como identificar um(a) interesseiro(a)?

Perceba se a pessoa em questão:

1- Aproximou-se de repente de você;

2- Fica te agradando o tempo todo;

3- Fica de prontidão para ajudar em toda e qualquer situação e problema;

4- Fica te elogiando o tempo todo;

5- Te apoia em todas as suas atitudes, mesmo quando elas não foram as melhores tomadas.

“Conquistas em troca de favores são pontos fundamentais dos interesseiros”

A dica do psicólogo para não “cair” na conversa dela é ficar atenta ao perfil acima e desconfiar sempre: “desconfie dessas falsas amigas que agem sempre de forma conivente com todas as ações que faz dos elogios em exagero e perceba a tendência dela em invadir o seu espaço pessoal”.

“Não vale a pena”

Não vale a pena manter a amizade com uma garota interesseira, afinal, quando você precisar dela, ela será a primeira a fugir. “A amizade é indispensável para a formação de uma pessoa e sua existência no mundo, e por isso essa relação só é saudável se for verdadeira”, ressalta Alexandre.

Por isso, não tenha medo: se isso estiver acontecendo com você, mude sua turma de amigos! Você vai encontrar pessoas muito legais e de confiança! Isso, sim, é amizade!

Consultoria: Alexandre Bez – Psicólogo especializado em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia – UCLA, e Relacionamento pela Universidade de Miami, Flórida.

32 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você