Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Conheça os vilões do cabelo no verão e como se prevenir

Verão é tempo de sol, mar, piscina e agitação. O calor da temporada é motivo de muita curtição e as pessoas aproveitam para viajar, se bronzear e se divertir. Mas sem esquecer de se cuidar, não é mesmo?

Mulher na praiaSol, calor… e raios UV!

Ninguém duvida que o verão é a estação que mais danifica o cabelo. As condições climáticas, como o sol e o calor, são extremamente prejudiciais à saúde dos fios. A ação dos raios UV nas proteínas e nos pigmentos dos fios causa uma degradação fotoquímica do cabelo.

Como as queratinas são formadas por tecido morto, não ocorre regeneração nas fibras deterioradas, de modo que os efeitos causados pelos raios solares são acumulativos, fazendo com que ele perca o brilho natural e a maciez. O resultado é um cabelo danificado, com pontas duplas e quebradiços.

Para fugir desse vilão, a dica é usar produtos que contenham filtro solar. Jamais abra mão de se proteger contra os danos dos raios solares e a dica também vale para os cuidados com a pele.

Mergulhe na água e no hidratante

Neste país tropical, o que a gente mais quer é dar um mergulho no mar ou na piscina para se refrescar. No entanto, depois de um dia inteiro curtindo a água, as consequências aparecem: friz, volume e um visual de cabelo de palha! Isso acontece porque a água salgada e o cloro, principalmente, tem o poder de ressecar os fios.

Para recuperar a saúde dos cabelos, aplicação produtos hidratantes que possam restaurar as fibras capilares. Vale fazer hidratações semanais em casa, usando touca térmica e ir com mais frequência ao salão. Outra dica é usar os creme de hidratação no lugar do condicionador, pelo menos enquanto estiver com data marcada para se molhar na praia ou no clube.

Xô, fungos e bactérias!

É um problema bastante comum nesta época do ano a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Os danadinhos aparecem por causa do ambiente favorável que encontram com o calor, a umidade e o suor excessivo. Outro fator que agrava a condição é o uso de chapéus e bonés, que abafam o couro cabeludo. Quando o menor sinal aparecer, consulte o seu dermatologista de confiança.

Cuidados com o cabelo no verão

Por esses e tantos outros fatores é que os cabelos ganham uma atenção especial nessa época quente do ano. Para se prevenir, siga os passos abaixo:

1- Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor e o calor podem aumentar a oleosidade;
2- Enxágue bem os cabelos após sair do mar e piscina;
3- Proteja os cabelos da radiação solar usando produtos com filtro UV (spray ou creme para pentear);
4- Evite prender os cabelos úmidos, pois pode acarretar na quebra dos fios;
5- Faça hidratação regularmente, inclusive em casa, no mínimo 1 vez na semana;
6- Escolha produtos que hidratem e que reparem os danos internos da fibra capilar.

 

Texto: Larissa Faria
Consultoria: Sueli Cagliari, gerente de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Unilever
Foto: Thinkstock/GettyImages

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você