Fale conosco

O que vc está procurando?

Cinema e TV

“Convenção das Bruxas” recebe críticas de pessoas com deficiência sobre representação de personagem

"Convenção das Bruxas" recebe críticas de pessoas com deficiência sobre representação de personagem
"Convenção das Bruxas" recebe críticas de pessoas com deficiência sobre representação de personagem

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (4), a Warner Bros. pediu desculpas a todo o público após as críticas que recebeu em Convenção das Bruxas. O estúdio afirma que “lamenta qualquer ofensa causada”. A medida foi adotada após a adaptação do clássico de Halloween ser questionada por pessoas com deficiência que encontraram semelhanças entre a personagem de Anne Hathaway, a vilã Grande Bruxa, e uma deficiência comum.

O reboot dirigido por Robert Zemeckis representou sua antagonista em alguns momentos como uma criatura mágica com dedos faltando nas mãos, durante o processo de transformação na figura de bruxa. Muitas pessoas com deficiência apontaram que ela parece ter ectrodactilia, quando há ausência de um ou mais dedos centrais nas mãos ou nos pés.

A crítica central é de que retratar vilões com alguma deficiência física, principalmente em filmes destinados ao público infantil, pode perpetuar os estereótipos de que as deficiências são anormais ou assustadoras. A famosa nadadora britânica paraolímpica, Amy Marren, questionou se “houve muita reflexão sobre como essa representação das diferenças de membros afetaria a comunidade que possui essa deficiência”.  A conta oficial do Twitter do Jogos Paraolímpicos também enfatizou o comentário de Marren, escrevendo que “a diferença de membros não é assustadora. As diferenças devem ser celebradas e a deficiência deve ser normalizada”.

Um porta-voz da Warner Bros. disse que o estúdio ficou profundamente triste ao saber que a representação dos personagens fictícios no filme poderia perturbar pessoas com deficiência. “Ao adaptar a história original, trabalhamos com designers e artistas para chegar a uma nova interpretação das garras felinas que são descritas no livro”, diz o comunicado. “Nunca foi nossa intenção que espectadores sentissem que as criaturas fantásticas e não humanas deveriam representá-los. Este filme é sobre o poder da bondade e da amizade. É nossa esperança que famílias e crianças possam desfrutar do filme e abraçar este tema empoderador e cheio de amor. ”

Mais notícias para você

Comportamento

Longa estrelado por Anne Hathaway completa 22 anos nesta quinta-feira (3)

Entretenimento

A continuação do longa que foi sucesso nos anos 2000 ainda não teve o elenco definido

Trends

Durante a New York Fashion Week, Anne Hathaway aproveitou para recriar um look icônico de sua personagem em "O Diabo Veste Prada"

Entretenimento

Após ficar por semanas no topo da bilheteria nacional, “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” finalmente chegou às telinhas da HBO Max e desde...