Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Crush usa drogas: conversamos com uma psicóloga sobre o assunto

A psico Katiucia Marquezin deu um super help!

crush usa drogas
Foto: Reprodução/ Emilija Manevska - Getty images. Arte: Fernanda yamazato

Miga, você já passou por isso? É uma situação complicada e exige bastante maturidade para lidar. Se o crush usa drogas e isso te deixa preocupada, triste ou brava, se liga na conversa que tivemos com a psicóloga Katiucia Marquezin sobre o assunto. Ela deu várias dicas de como lidar com essa situação. Bora conferir.

“Meu crush usa drogas, como agir?”

“O que eu faço?”

Para começar, guarde essa frase da Katiucia no seu core: “Não seja a mártir, a grande salvadora e ‘super heroína’ dessa história, pois estamos falando de vida real!”. Esse é o primeiro ponto, miga: você não tem que se sentir na obrigação de “salvar” a pessoa, muito menos culpar-se por ela usar drogas. Mas, isso não quer dizer que você não pode tentar dar um help.

Giphy

“Sua tentativa de ajudá-lo pode começar por uma conversa franca sobre os motivos que o fizeram começar com esse hábito, se ele deseja mudar, abandonar o vício e até deixar de lado aquela roda de amigos que mantém o uso… Discussões, brigas, falta de diálogo, de ouvir e ser ouvido. Isso acontece com bastante frequência quando a droga está presente”. Ou seja, essa conversa precisa rolar o mais rápido possível, ok?

“Devo falar com a família dele?”

“Observe e ouça o que ele tem a dizer. Caso concorde que precise de ajuda, pode ser a melhor hora da família estar a par do assunto e acolhê-lo e buscarem por ajuda juntos”. Às vezes, a família não faz ideia do que está acontecendo e o boy pode não gostar muito da ideia de você contar isso a eles. Mas, se o caso for realmente sério e ele precisar de ajuda profissional, a família tem que estar ciente para poder ajudar. Se o crush tiver maturidade, ele entenderá que você fez isso porque se importa com ele.

Giphy

“Eu recuso, mas ele continua oferecendo”

Epa, epa, epa! Aí é problema, miga. Uma coisa é a pessoa usar drogas, outra é ela ficar forçando a barra pra você usar também. “Se ele está te oferecendo e suas respostas negativas não têm sido respeitadas, reveja se é esse o tipo de relacionamento amoroso que você sonhou. Não estou dizendo para terminar, virar as costas, mas para você ser realista, sincera com você mesma!”, orienta Katiucia.

“Tenho que fazê-lo sair dessa”

Você pode tentar ajudar, miga. Mas, entenda que isso jamais pode se tornar 100% sua obrigação. A pessoa precisa estar disposta a mudar também. Guarde esses conselhos da psico: “Não se culpe e não acredite que você tem parte nisso. Preserve sua saúde emocional, se começar a sentir como se fosse culpada por tudo isso, procure ajuda psicológica. Cuide de sua autoestima, de sua autoconfiança e não deixe seus sonhos e planos para depois. Cuide de você, não tente resolver isto sozinha, combinado?”.

Estamos torcendo para que dê tudo certo e você lide superbem com esse problema de que o crush usa droga. Lembre-se, se achar que está com problemas, procure uma psicóloga.

Mais notícias para você

Comportamento

Seu crush sumiu? Pode ser que a gente saiba o motivo...

Comportamento

Separamos as melhores dicas para melhorar sua conversa com o crush

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Entretenimento

Cantor expôs polêmica nos bastidores da série da HBO Max