Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dezoitou? Saiba como organizar suas finanças para vida adulta

Os tão sonhados dezoito anos chegaram, mas você ainda não sabe o que fazer para atingir suas metas? A gente te explica!

finanças-dezoito-anos-vida-financeira-dinheiro
Saiba como gerir seu próprio dinheiro - Foto: Pexels/ Mikhail Nilov

Quando finalmente fazemos dezoito anos, somos inundados pelos sonhos que temos para essa nova fase. Seja o de finalmente entrar na faculdade, tirar a carta de motorista, morar sozinho ou até viajar pelo mundo. Temos essas vontades, mas infelizmente elas demandam dinheiro. Podemos sim conquistar todos esses objetivos, porém com bastante controle financeiro

E pensando nisso, conversamos com o empresário, João Camargo que dá dicas para você que está iniciando a vida adulta e mal sabe por onde começar quando o assunto é metas e como gerir o seu dinheiro. Confira a seguir:

Arrumou um emprego? Faça seu “pé de meia”

Eu sei bem, quando arrumamos nosso primeiro emprego a vontade é de comprar tudo que antes não poderíamos por ainda dependemos de nossos pais. Portanto, tenha calma, compre sim suas coisas, mas com controle. 

“Quando começamos a ganhar nosso primeiro dinheiro, seja no estágio ou até mesmo em um primeiro trabalho efetivado, precisamos colocar uma parte dele em uma reserva. Um  grande erro é começar a receber e não fazer reservas financeiras. Tudo é planejamento e analisar quanto é preciso guardar todo mês para alcançar as metas”, ensina João. 

Não compre pela emoção, use a razão na hora de usar o seu dinheiro. “Pense nos seus objetivos, no que você quer atingir, nas suas metas e tenha consciência disso! Tente não agir pela emoção e mentalize que seus objetivos são maiores do que qualquer coisa e eles devem ser tangíveis, dependendo totalmente do seu controle”, motiva.

Quer morar sozinho? Saiba como se planejar financeiramente

João ensina a como se planejar para morar sozinho. “O planejamento financeiro não precisa ser algo extremamente complicado, eu colocaria de forma simples. O jovem tem que ter em mente quais são suas despesas fixas, quais são os seus custos variáveis e deixar uma parte separada para a reserva, objetivos maiores e assim você tem um planejamento simples e funcional com consciência financeira”, simplifica. 

Mas se você tem a opção de esperar um pouco mais e ficar na casa dos pais fique e junte uma boa reserva para não passar perrengue quando for a hora de ir embora.“Quando eu comecei a morar sozinho, eu não tinha essa noção de quanto isso custaria, eu fui na emoção e hoje me arrependo. Porque se eu tivesse me estruturado melhor, ficando na casa dos meus pais por mais tempo, talvez eu tivesse economizado mais dinheiro”, conta.

“Então, é importante pensar se é realmente benéfico e fazer um custo geral: apartamento, conta, internet, tudo mesmo, para ver quanto ela gastaria nesse estilo de vida e se ela pode bancar isso”, orienta.

Tenho o sonho de morar com a minha melhor amiga, é uma boa?

Pode sim dar certo, porém vai exigir muita maturidade de ambas as partes. “Vocês duas vão precisar ter maturidade, porque o convívio diário é muito diferente da amizade fora de casa. Então, tenha certeza de quem está colocando para morar junto com você. É confiável e vai saber lidar com as adversidades que podem surgir no meio do caminho?”, questiona João.

“Além disso, para honrar com compromisso financeiro eu recomendo que façam um contrato, tudo tem que ser lidado de forma contratual, porque assim todas as exigências serão cumpridas e honradas”, garante. 

Entrou no aperto? Saiba como sair!

Organização é a alternativa para sair do sufoco. “O meu conselho é se organizar sempre para qualquer coisa. Se estiver apertado e morando sozinho, pense em ir para um lugar mais barato até conseguir pagar todas as dívidas ou até mesmo dividir o apartamento com mais pessoas”, finaliza o especialista. 

Mais notícias para você

Entretenimento

Fase de votação popular começou nesta segunda-feira (29)

Entretenimento

Bora saber tudo sobre a sua quinta-feira (2) pós feriado!

Sticky Post

Veja como participar e concorrer a um par de ingressos para curtir o maior festival de música nacional

Comportamento

Trouxemos dicas para lidar com essa situação chata envolvendo sua amiga