Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

6 dicas para escolher a profissão certa

O vestibular está chegando e você ainda está em dúvida sobre o que prestar? Nós te ajudamos!

escolher a profissão certa
Foto: iStock

Todo mundo que está no Ensino Médio uma hora vai se deparar com aquela pergunta: ”Já escolheu o curso que vai prestar no vestibular?” Se você faz o tipo desencanada e nunca parou para pensar nisso, ou tem algumas ideias mas ainda está em dúvida, não precisa se desesperar! Nós te damos algumas dicas para diminuir as chances de erro na hora de escolher a profissão certa.

Resultado de imagem para gif girl thinking

Bora usar a cabeça e escolher a profissão certa pra você, miga!

Comece escolhendo uma área

Geralmente, os cursos das universidades são divididos entre as áreas de humanas, biológicas e exatas, mais ou menos como na escola. Uma dica é ver qual dessas áreas tem mais a ver com você. Quais disciplinas da escola você mais curte? Pesquise sobre os cursos dessa área! Você já elimina um montão de opção que não é a sua cara e começa a conseguir selecionar.

Pesquise muito!

Depois de selecionar a sua área, comece a pesquisar muito sobre as profissões dentro dela. A partir dessas pesquisas, você já vai descartar algumas escolhas e começa a ficar mais segura para escolher a profissão certa. A internet está cheia de sites especializados em vestibular e com superguias de profissões. Aposte em youtubers também para saber um pouco mais sobre o dia a dia do curso e a rotina do profissional que já trabalha nesta área.

Imagem relacionada

Dá um Google aí!

Não tenha medo de pedir ajuda

Psicólogos costumam aplicar testes vocacionais e te ajudam a escolher a profissão certa baseando-se na sua personalidade e gostos. Mas são sempre sugestões, ok? A decisão final sempre será sua! Além disso, bater um papo com algum conhecido que faz ou já é formado no curso que você está pensando em fazer pode te ajudar.

Confira a grade do curso

Depois de estar com a ideia do curso mais ou menos formada na sua cabeça, veja em quais universidades você gostaria de estudar e procure a grade curricular do curso. Lá, vai constar todas as disciplinas que você pode cursar. Veja se você se identifica com todas elas, ou pelo menos com a maioria, e quais os horários de aulas. Não se esqueça de escolher um curso onde o turno de aulas seja adequado para o seu estilo de vida. Se fizer integral, por exemplo, provavelmente não conseguirá fazer um estágio ao mesmo tempo.

A escolha da universidade é importante

Além de escolher um curso, é importante pesquisar quais as melhores universidades para aquela área. Mais uma vez, o Google será o seu amigo. Normalmente, universidades públicas oferecem mais oportunidades nas áreas de pesquisa acadêmica, enquanto particulares podem ter melhor infraestrutura prática para cursos que necessitam de aparato técnico. Tudo isso deve ser ponderado, além do local: vai ter que mudar de cidade? Isso é viável para você? Se pergunte tudo isso!

Resultado de imagem para gif demi pensando

Nada é para sempre

Nem sempre você vai conseguir escolher a profissão certa logo de cara. Você entrar em um determinado curso e perceber no meio dele que não é bem o que você queria, não tenha medo de partir para outra! É só um curso de alguns anos, não a sua vida toda que está em jogo. Vale mais a pena ser feliz com um novo curso do que continuar no primeiro e ser infeliz na escolha, né?

Muita gente termina o curso na universidade e acaba nem seguindo a carreira que pensava que iria seguir quando começou. A vida é uma caixinha de surpresas e você pode se surpreender muito! Vai que no meio da faculdade de medicina você se descobre uma cozinheira incrível e acaba montando o seu próprio negócio? Acontece!

Se você gosta de ajudar as pessoas e está tentando escolher a profissão certa, ela pode ser uma dessas aqui:

O importante é que uma hora ou outra você vai escolher a profissão certa e vai dar tudo certo no final. Boa sorte!

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26 de abril

Comportamento

Professores dão dicas para facilitar a vida dos alunos nessa época de retomada dos estudos

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem