Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Menstruação: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um mini guia menstrual

o-que-e-menstruacao (1)
Guia para tirar as dúvidas iniciais sobre menstruação - Foto: Pexels/Cliff Booth

A menstruação vem entre a fase da pré-adolescência e adolescência como algo novo. Por isso, muitas dúvidas surgem neste período, não é mesmo? Cólicas e outras ocorrências decorrentes desta fase são comuns e é importânte conhecer o próprio corpo para compreender este momento.

Aliás, entender como sua menstruação funciona, pode prevenir problemas futuros de saúde que você pode ter. E para te esclarecer quem é essa dona menstruação que todo mundo fala, montamos um mini guia menstrual, não para acabar com todas as suas dúvidas, mas para gerar outras que podem te ajudar futuramente. Confira a seguir: 

Quando ir no ginecologista? 

De acordo com a ginecologista, Aline Ambrosio, a primeira consulta deve ser feita antes da primeira menstruação acontecer, na pré-adolescência.

“As orientações médicas são adaptadas para cada faixa etária. Na primeira consulta fazemos orientações sobre o corpo adolescente, menstruação, higiene e hábitos de saúde sexual”, afirma a especialista.

”Nas consultas, o jovem tem direito ao sigilo médico, salvo em situações nas quais ele não consiga se responsabilizar pelo próprio cuidado ou tenha algum risco de morte”, diz. “Assim, depois de iniciada a vida sexual, recomenda-se consultar uma ou duas vezes no ano para controle e prevenção de doenças ”, explica. 

Quando o corpo começa a se preparar para a menstruação?

De acordo com a médica, nosso corpo começa a se preparar para a menstruação em média dois anos antes dela chegar. “A adolescente apresenta o crescimento de pelos corporais e mamas. Nesta fase, também inicia a mudança no suor e odor corporal, e crescimento dos órgãos sexuais interna e externamente”, afirma. 

Quanto tempo é normal o ciclo menstrual durar?

“O habitual, após 2 anos da primeira menstruação, é ter ciclos menstruais regulares, com duração de 25 a 35 dias, do primeiro dia de cada menstruação, e duração do fluxo de sangue entre 3 a 10 dias. Qualquer alteração deve ser feita uma investigação com exames médicos”, aponta. 

É normal sentir muita cólica no período menstrual?

Cólica em excesso não é normal e pode ser um alerta para doenças. “Cólica forte todo mês acende um sinal vermelho para endometriose e o atraso no seu tratamento pode trazer consequências para a fertilidade e outras complicações”, alerta. 

De quanto em quanto tempo devo trocar de absorvente?

“O ideal é fazer tal troca a cada ida ao banheiro, de 3 em 3 horas. Não é normal um absorvente completamente preenchido de sangue e coágulos, pode ser um sinal de sangramento excessivo, e o auxílio médico deve ser solicitado.”, afirma Aline.

Corrimento é normal?

“Antes de vir a menstruação, é normal ter corrimento amarronzado ou amarelado. Mas, se tiver coceira, ardor ou odor desagradável com corrimento branco, amarelado, acinzentado ou esverdeado pode ser um alerta de infecção. Ou, então, Doenças Sexualmente Transmissíveis (ISTs), essas que em alguns casos tem pouco ou nenhum sintoma”, lembra a médica.

Como usar um absorvente?

Existem uma grande variedade de absorventes disponíveis no mercado. Mas, os externos são os mais comuns e que achamos com mais facilidade no supermercado. Para usar, colocamos o absorvente bem posicionado no centro da calcinha e prendemos as abas em torno da calcinha para evitar que o absorvente se mova. O importante é sempre lembrar que você é livre para usar a alternativa que mais funcione com você.

Estou com cólica e agora?

“Antes de tudo procure um médico e entenda as particularidades do seu ciclo. Mas, o uso de bolsas de água quente, repouso, tomar chás e remédios para dor podem amenizar as cólicas. Também, bons hábitos de vida auxiliam nas cólicas menstruais”, ressalta a doutora.

Mais notícias para você

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, explica como o sexo pode ser aliado durante o período menstrual

Comportamento

Te contamos tudo sobre esse substituto dos absorventes descartáveis

Saúde

Pequenas variações no ciclo menstrual são naturais, mas se forem muito frequentes podem indicar problemas de saúde