Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Dicas para manter um bom skincare durante o clima frio

Dicas para manter um bom skincare durante o clima frio
Dicas para manter um bom skincare durante o clima frio (Rawpixel)

Já percebeu que sua pele fica mais seca durante o clima frio? Isso tem uma explicação. E se você é uma amante do bom skincare precisa saber que nesse período, ele requer algumas modificações e uma atenção especial. Mudanças climáticas também afetam a saúde da pele e esses efeitos podem ser sentidos diretamente na sensibilidade, hidratação e capacidade de renovação celular!

+ Maquiagem glossy: aprenda a fazer o efeito que vai te deixar iluminada!

De acordo com Cláudia Souza, sócia e farmacêutica da Dermatus, durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal, fazendo com que a sua pele fique mais seca. Os banhos mais quentes também podem ser um “problema” para a pele, já que provocam uma remoção da oleosidade natural. Além disso, consumimos menos líquidos, comprometendo a hidratação da pele e de todo o nosso organismo.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo sofrem com o ressecamento no inverno. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações mais profundas e alguns mudanças na rotina de cuidados“, ressalta a especialista.

quais são os cuidados que preciso ter durante o frio?

Cláudia Souza explica que o primeiro passo para manter a pele saudável é utilizar um sabonete ou loção de limpeza com ativos hidratantes. “A formulação desses produtos, além de manter a região limpa e nutrida, ajuda na reconstrução do manto hidrolipídico (película que protege sua pele), respeita o seu pH e não possui nenhum tipo de substância que provoque qualquer irritação, ou seja, são hipoalergênicos, isentos de parabenos e sulfatos“.

A hora do banho também exige cuidados especiais! A dica da farmacêutica é evitar ao máximo a água quente, que deixa a pele muito irritada e ajuda a danificar sua proteção. É preciso usar a temperatura morna, não demorar e nem exagerar na quantidade de sabonete! Já depois desse momento, outros cuidados são essenciais:

O hidratante corporal deve ser usado logo após o banho, pois é o momento em que a pele está bem úmida e consegue absorver melhor todos os seus nutrientes. Para as regiões mais ressecadas, como cotovelos, mãos, pés e joelhos, utilizar um hidratante mais emoliente. Eles ajudam a recuperar essas áreas que sofrem com a falta de hidratação e ainda estão expostas a grandes impactos no dia a dia.

seu rosto exige cuidados especiais!

Para o rosto é importante apostar nos hidratantes faciais, mas entender que eles irão variar de acordo com o tipo de pele. “Os séruns são ótimos para as mais oleosas, já os de textura gel creme para peles mistas e os cremes são os mais indicados para peles secas. Ativos como o ácido hialurônico, vitamina C, Vitamina E“, diz Cláudia.

+ Acne Positivity: conheça o movimento e algumas influenciadoras adeptas

E um ponto especial do rosto que parece sofrer mais com a chegada das baixas temperaturas são os lábios, que costumam ressecar demais. “O ideal é aplicar várias vezes ao dia um produto que tenha maior poder de oclusão para reter bem a hidratação“, explica a especialista. Além disso, a região dos olhos é outra que exige uma atenção extra e o uso de hidratantes específicos. “Esta área é mais seca e sensível do que o restante do rosto e, pode desidratar muito mais facilmente nessa época do ano“.

Por último, mas não menos importante, o protetor solar também é necessário durante climas mais frios. “Embora a radiação solar durante o inverno seja menor, é importante aplicar o filtro solar todos os dias no rosto e nas regiões expostas do corpo – colo, pescoço, mãos e braços“, enaltece Cláudia.

um bom skincare para cada tipo de pele

Peles oleosas e mistas: os produtos com textura sérum são os mais indicados, pois são leves e fluidos, proporcionam conforto na aplicação e permitem a sobreposição de outros produtos como o fotoprotetor. Os produtos de limpeza devem ser mais suaves e hidratantes como as espumas de limpeza!

Peles secas: devem investir em produtos com a textura mais emoliente, que reponha o manto hidrolipídico. Cremes, loções cremosas e géis cremes são bem indicados. A limpeza deve preservar a umidade natural. Utilizar as loções de limpeza no conceito ”soap free”.

Mais notícias para você

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Beleza

A marca brasileira de maquiagens vegana cresce em portfólio e reforça seu compromisso com meio ambiente

Beleza

Nos juntamos com a Melu para trazer as melhores makes para o Lollapalooza

Beleza

Depois da moda clean girl, chegou a hora de mostrar seu lado mais rebelde