Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Veja as diferenças entre as raças de cachorros e saiba como escolher o seu!

Dicas mara para quem vai adotar ou comprar um cãozinho

Veja as diferenças entre as raças de cachorros e como escolher o seu pet!
Foto: Shutterstock

Você pode nunca ter tido um cachorro, mas, provavelmente, tem algum amigo ou vizinho que tem um, e já presenciou o quanto esses bichinhos são fofos, companheiros e ótimas companhias, né? Difícil resistir a essas fofuras! Se você chegou então a conclusão de que agora é a hora de comprar ou adotar um catioro, aqui a gente te explica o que é preciso levar em conta antes de fazer essa escolha, as diferentes personalidades das raças e quais são as responsabilidades que você precisa ter com o bichinho. Bora lá entender mais sobre os cachorros?

Entenda mais sobre as raças de cachorros!

Foto: Shutterstock

Como escolher o pet ideal

Segundo a médica veterinária Luana Moraes Lourenço, um critério para escolher o seu cãozinho, seja na hora de adotar ou de comprar, é listar o tipo de pet que você deseja antes de ir ao canil ou abrigo. É importante ter em mente, por exemplo, se você quer um cão de guarda ou um cão que te faça companhia, e até se há alguma criança ou pessoa alérgica dentro de casa. Ou seja, tudo o que possa te ajudar a escolher o pet ideal para a sua situação. “Liste tudo o que procura e só adote se tiver certeza, pois a adoção responsável não tem volta”, afirma a veterinária.

Luana faz ainda uma séria observação: “o fator a se considerar mais importante, ao meu ver, é que o responsável deve estar ciente quanto ao tempo de vida do pet”, que no caso de cães é, em média, de 17 anos!

Veja as diferenças entre as raças de cachorros e como escolher o seu pet!

A médica veterinária Luana Moraes Lourenço e um lindo cachorrinho. | Foto: Acervo Pessoal

Luana conta ainda que não existe um cachorro específico indicado para adolescentes, mas que a escolha da raça vai depender do temperamento de cada pessoa. Por exemplo, “os mais tímidos irão precisar de raças mais agitadas, como por exemplo o Labrador, ou no caso de raças de pequeno porte, um Lulu da Pomerânia ou até mesmo um SRD (sem raça definida) bastante brincalhão.” Além disso, a veterinária explica que, antes de escolher o pet, é importante ficar um tempo no canil ou abrigo observando os animais, já que dentro de uma mesma ninhada, existem cães com diferentes temperamentos.

Veja as diferenças entre as raças de cachorros e como escolher o seu pet!

Foto: Shutterstock

Os cuidados necessários

É importante lembrar também que adotar ou comprar um catioro envolve responsabilidades relacionadas à saúde e bem-estar do animal. No caso da primeira, é preciso passar por uma consulta com o veterinário para que ele explique alguns cuidados, como o “protocolo de vacinação, controle parasitário externo e interno, hemograma, alimentação, higienização, tratamento se estiver doente e controle populacional”, explica Luana.

Já no caso do bem-estar, além de garantir conforto e cuidados para que o cão não se machuque ou se envolva em brigas, é necessário “tratar bem, educar com responsabilidade sem maltratar, e oferecer amor e carinho”, finaliza a veterinária.

Dicas de raças baseadas em guias e experiências da profissional

E aí, já decidiu se vai mesmo adotar um cãozinho? Se sim, de qual raça? Conta para a gente nos comentários!

Consultoria: Luana Moraes Lourenço, médica veterinária

Mais notícias para você

Entretenimento

Se você quer garantir produtos com ótimo custo-benefício para o seu amigo de quatro patas, não deixe de conferir nossas dicas! Selecionamos alguns itens...

Entretenimento

Se você deseja garantir a diversão do seu amigo de quatro patas no dia a dia, nós podemos te dar uma ajudinha! Trouxemos 8...

Celebs

Na última quarta-feira (24), dois buldogues franceses de Lady Gaga foram roubados na região de West Hollywood. O crime aconteceu enquanto o passeador dos cães, Ryan...

Entretenimento

A batalha do século! De um lado, Sharpay Evans, com todo seu glamour e atitude, do outro, Shar-peis, os cãezinhos mais adoráveis e cheios...