Fale conosco

O que vc está procurando?

Moda

Do clássico ao despojado: tendência de alfaiataria em alta nos looks do dia a dia

Crédito: Instagram/@gabriellakirsten @thalitazukeram

Um dos grandes destaques nas recentes semanas de moda de Paris e Milão é a alfaiataria. Neste último verão, ela foi parte do streetstyle e, pelo visto, continuará presente nas próximas estações. Desapegando um pouco daquela vibe clássica, as peças formalizadas entram cada vez mais nos looks do dia a dia de forma despojada.

Para dar aquela contextualizada, as roupas de alfaiataria são aquelas que remetem aos alfaiates, costureiros que faziam peças sob medida, principalmente para o público masculino. Ou seja, blazers, calças mais formais e várias outras peças. Hoje, esses itens perderam totalmente a exclusividade de uso masculino e várias mulheres arrasam com as peças no dia a dia.

A consultora de imagem Camile Stefano explica que a alfaiataria têm uma longa história na moda. “Coco Chanel popularizou o uso das calças para além dos conjuntos de tailleur para as mulheres, enquanto Yves Saint Laurent apresentou pela primeira vez o smoking feminino”, destaca.

Provando que o estilo está cada vez mais descontraído, marcas de luxo – como a Gucci em parceria com a Adidas – trouxeram a tendência da alfaiataria sporty. Para a especialista, “blazers cropped e calças com fendas são uma adaptação da alfaiataria clássica e podem ser usados no dia a dia, inclusive combinando com tênis esportivos”.

Saias e bermudas também fazem parte dessa nova alfaiataria e, para Camile, podem ser uma opção versátil para um look formal no trabalho e estiloso para a noite. “Os conjuntos com saias ou bermudas e blazers serão a aposta das mulheres que querem estilo e praticidade”, explica.

Pensando nisso, a gente separou algumas inspirações para você também entrar nessa onda e arrasar no look. Vem conferir!

Mais notícias para você

Moda

Te ajudamos a tornar sua experiência de garimpar no brechó simplesmente perfeita!

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Moda

Consultora de moda Camila Cavalcante conta quais serão os tons que farão sucesso no outono e dá dicas de como usar

Moda

Grupo se apresenta em São Paulo no dia 16 de abril