Fale conosco

O que vc está procurando?

Celebs

Exclusiva: MC Soffia comenta processo criativo de “Empoderada” e a importância de se posicionar

Entrevista: MC Soffia comenta processo criativo do single "Empoderada" e fala sobre a importância de se posicionar
Entrevista: MC Soffia comenta processo criativo do single "Empoderada" e fala sobre a importância de se posicionar

MC Soffia tem apenas 16 anos e já está revolucionando o rap brasileiro. Conhecida pelas letras de suas canções, a jovem explicita diversas desigualdades sociais, falando sobre preconceito, racismo e machismo, além de incentivar outras garotas a se amarem e se respeitarem. Em um bate papo com a todateen, a cantora falou um pouco mais sobre sua relação com a música, comentou como foi o processo criativo de seu mais recente single, Empoderada, e ainda revelou seus próximos passos.

+ Fletcher revela três curiosidades que ninguém sabe sobre ela!

Desde os seis anos Soffia é envolvida com a música, que entrou em contato com este universo após participar do projeto O Futuro do Hip Hop, onde reunia crianças interessadas pelos elementos do hip hop. “Quando eu vi que as pessoas estavam me reconhecendo e vindo falar comigo dizendo ‘eu comecei a me aceitar por conta da suas músicas’ ou quando professoras falam que tinham mostrado as minhas músicas para os seus alunos. E foi aí que eu comecei.”, contou.

No entanto, neste cenário artístico, além de ser jovem, a cantora também encontrou alguns desafios por ser mulher e negra. “A gente tá sempre lutando para que possamos estar sempre combatendo essas dificuldades. Como nós nascemos em uma sociedade que é machista, racista, homofóbica e preconceituosa, a gente tem que estar sempre lutando para que tenhamos força pra viver.”, falou.

“O racismo mata. O machismo mata. A homofobia mata. Então temos que ter forças para viver. E cada um com seu método a gente vai lutando”.

Na sociedade em que vivemos, diversas cantoras, não apenas no hip hop, mas em todos os ritmos, são invisibilizadas. “O modo que eu encontrei de lutar contra o racismo é na minhas músicas.”, contou, enfatizando que desanimar não é do seu feitio. “A gente nunca pode desanimar porque é isso que eles querem. Eles querem a nossa fragilidade, eles querem a nossa tristeza, querem acabar com a gente e com o nosso psicológico.”, falou.

“A gente tem que encontrar um modo de lutar contra essa tristeza. Então a gente tá sofrendo racismo, não vamos só falar das nossas dores, mas vamos falar também das nossas vitórias.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MC Soffia (@mcsoffia) em

No início de outubro MC Soffia lançou a faixa Empoderada, junto de um videoclipe elaborado com uma pegada futurística. “Eu tinha escrito uma música que o nome era ‘Feminista’. Aí eu pensei em fazer uma música de empoderamento, antes até do movimento Black Lives Matter. E aí surgiu a Empoderada, que veio junto com a ideia de falar com as coisas que estavam acontecendo no mundo.”, falou ela.

+ “Alice Júnior”: filme nacional com protagonista trans é uma metáfora perfeita de “Alice no país das maravilhas”

A rapper ainda relembrou o caso de Ludmilla, quando a cantora sofreu racismo durante o Prêmio Multishow de 2019, logo após vencer na categoria de Melhor Cantora. “Isso me comoveu. Eu pensei: ‘a gente tá conseguindo levantar uma preta pra ganhar um prêmio de melhor do ano – que é muito difícil – e as pessoas não querem ver a gente no poder e acabam xingando a gente’.”, relembrou ela. “E eu coloquei todas essas questões na minha letra e é uma música de militância total. Dá pra dançar, mas dá pro povo refletir também.”, brincou.

No clipe, vemos diversas referências afrofuturistas, com símbolos que colocam o corpo preto em destaque, junto com detalhes de avanço tecnológicos, ressaltando aspectos ancestrais. Na entrevista, Soffia contou que participou ativamente na produção do vídeo. “Eu gosto que tenha minha personalidade”, contou ela. Como foi gravado na quarentena, a artista também ressaltou que seguiu todos os protocolos de saúde indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Eu quero passar uma mensagem que eu gostaria de ter ouvido”, falou Soffia sobre suas produções. “A falta de referências é muito triste. A gente não se vê representada, a gente não vê papéis em que as meninas negras são as principais, as bonitas e as que todo mundo gosta. Eu quis ser essa referência. Eu também tive apoio da minha família.”, disse.

“Se a gente não se posicionar, ninguém vai se posicionar por nós. Se a gente não lutar e não debater, se ninguém ver que estamos incomodados e se a gente não se impor, as pessoas que não estão sendo afetadas elas não vão ligar.”

 

Dentre os novos projetos, MC Soffia comentou como está sendo participar do programa Escuta Só!, revista digital idealizada por Valentina Schulz“Tá sendo maravilhoso. A outras meninas são maravilhosas, falam super bem.”, comentou ela. Lembrando que o projeto conta também com a participação de Fernanda Concon e Mary Chagas, além de convidados especiais. “Quanto mais meninas, pretas e não pretas, tiverem essa iniciativa de criarem coletivos de meninas pra inspirar, isso vai ser muito bem aceito.”, contou.

+ “A Todo Vapor”: Pamela Otero fala sobre sua personagem marcante na série e o estilo steam punk

E, para o futuro, ela já confirmou que tem música nova vindo por aí! “Esse ano eu vou fechar com mais duas músicas. Um feat e outra com o nome é ‘Papo Reto’.”, disse. Ainda comentou que 2021 promete: “Ano que vem também tem muita música nova, estilos de ritmos diferentes e pode vir feat internacional, então fiquem ligados!”, falou.

E já estamos ansiosas! Mas, enquanto esperamos as novidades, MC Soffia apresentará no próximo dia 31 de outubro, seu show de lançamento do single Empoderada. A transmissão acontecerá com exclusividade pela ShowlivrePlay, a partir das 20h. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos neste link.

Se você ainda não conferiu, dá só uma olhada no clipe de Empoderada:

Mais notícias para você

Entretenimento

Cantor aparece na faixa-título de "The Tortured Poets Department", novo projeto da cantora

Entretenimento

Cantora mandou alfinetava discreta durante marketing de "The Tortured Poets Department"

Entretenimento

Cantora lança o álbum "The Tortured Poets Department" nesta sexta-feira (19)

Entretenimento

Cantor confirmou apresentação única no Rio de Janeiro em maio