Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Faltou no Enem? Saiba o que pode acontecer

Saiba o que fazer para justificar sua ausência e quais casos permitem a reaplicação da prova

Faltou no Enem? Saiba o que pode acontecer
Faltou no Enem? Saiba o que pode acontecer - Foto: Shutterstock

O primeiro final de semana do Enem já foi! E aí, você confirmou presença? Se não, você sabe o que fazer quando faltar na prova? Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com o professor Paulo Jubilut, fundador da plataforma de educação Aprova Total, que ofereceu informações importantes sobre o assunto. 

De acordo com Jubilut, o Enem permite a justificativa da falta em algumas situações específicas, conforme o edital do Enem 2023. As condições que possibilitam a justificativa são:

  1. Assalto ou furto: O candidato precisa apresentar um boletim de ocorrência policial.
  2. Acidente de trânsito: Deve apresentar boletim de ocorrência policial.
  3. Casamento: É necessário apresentar a respectiva certidão de casamento.
  4. Morte na família: O candidato precisa fornecer a certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo.
  5. Maternidade ou paternidade: É necessário apresentar a certidão de nascimento ou de adoção legível.
  6. Privação de liberdade: Deve apresentar um mandado de prisão ou documento que comprove a privação de liberdade nos dias da prova.
  7. Emergência médica: O candidato precisa fornecer um atestado médico ou odontológico legível.
  8. Trabalho e deslocamento a trabalho: Deve ser apresentar uma declaração de atividade profissional.
  9. Intercâmbio acadêmico: É necessário apresentar o documento oficial da instituição de ensino.

Entretanto, a justificativa da falta não garante a reaplicação da prova. “Para solicitar a reaplicação, o candidato deve atender aos critérios estabelecidos no edital. No caso de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos, o candidato pode pedir a reaplicação“, afirma Jubilut. “Para outras situações, como as mencionadas acima, o Inep avaliará individualmente a possibilidade de deferir a participação do candidato na nova aplicação”, completou.

É importante notar que o edital do Enem 2023 estabelece uma lista de doenças que dão direito à reaplicação, incluindo a Covid-19. Problemas logísticos, por sua vez, envolvem situações como desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao candidato ou erro de execução de procedimento que cause prejuízo ao participante.

Faltei no primeiro dia do Enem, posso fazer a prova no segundo?

Caso o candidato falte ao primeiro dia do Enem, ainda é possível fazer o segundo dia de prova, especialmente se o candidato tiver direito à isenção da taxa de inscrição. No entanto, essa nota servirá apenas como autoavaliação e não poderá ser usada em processos seletivos para ingresso no ensino superior.

Se a falta ocorrer no segundo dia de provas, o candidato ainda poderá se inscrever nos programas do Sisu, ProUni e Fies, mas terá uma nota mais baixa devido à realização de apenas um dia de prova. A reaplicação de apenas um dia de prova segue as condições estabelecidas no edital do Enem 2023.

Quanto à distância do local de prova, se o candidato for alocado a mais de 30 quilômetros de sua residência, ele poderá solicitar a nova aplicação nos dias 12 e 13 de dezembro, preenchendo um formulário específico na Página do Participante entre 13 e 17 de novembro. O Inep analisará cada pedido individualmente para determinar a possibilidade de reaplicação.

Em resumo, você pode justificar a sua falta no Enem em algumas situações, mas a reaplicação está sujeita a critérios específicos estabelecidos no edital. É importante que os candidatos estejam cientes dessas condições e procedimentos para garantir que suas faltas sejam tratadas adequadamente.

Mais notícias para você

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana