Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Festival Cena: tudo sobre o evento que une música, cultura e arte

Crédito: Divulgação

Quem aí tem uma playlist recheada de trap? Se você curte o gênero já deve estar sabendo do Festival Cena, que começa nessa sexta-feira, 17. O evento reúne destaques nacionais do trap e ainda traz artistas internacionais para o line-up. Entre os dias 17, 18 e 19 de junho, o festival ocupa o espaço do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Com mais de 100 atrações divididas entre os três dias de evento, a programação fica marcada por grandes nomes da música nacional atual como Karol Conká, Drik Barbosa, Djonga e muito mais. A estrutura conta com três palcos, sendo o Palco Mundo Cena o principal, em parceria com o Spotify. Os ingressos ainda estão disponíveis no site oficial.

A primeira edição aconteceu em 2019 e reuniu 15 mil pessoas, ganhando um mega destaque por juntar nomes do trap, subgênero do rap que vem dominando o mundo da música. Desde essa última edição, o CENA cresceu 833%. Segundo os responsáveis do festival, a expectativa para 2K22 já é de 125 mil pessoas.

Em conversa com a todateen, a assessoria do CENA conta todos os detalhes do evento. Vem ficar por dentro de tudo!

Nos últimos anos, cada vez mais festivais de rap tem surgido no Brasil. Como começou a ideia para o Cena e como ele se diferencia de outros festivais?

Sempre acompanhamos essa cultura e o crescimento aqui e lá fora. O trap aqui é muito forte não só na música mas também no lifestyle, então sentíamos falta de algo que reunisse isso e fosse realmente para o jovem brasileiro. Hoje o CENA é mais do que um festival, é uma plataforma que une música, cultura, moda, arte etc para jovens que gostam e vivem isso de fato. Se diferencia porque construímos uma comunidade engajada que traz autenticidade.

Sem a menor dúvida, o rap tem conquistado mais espaço nas paradas musicais. O que você acha que alimentou essa mudança?

O rap sempre teve um grande público e muitas pessoas se mobilizando para organizar os eventos, lançar artistas, produzir, etc e o trap trata temas que dialogam diretamente com a geração Z. É um gênero jovem, contestador e conectado aos dilemas atuais desse público. Acreditamos que isso, junto a expansão da internet, traz o que temos hoje: um dos gêneros que mais rapidamente cresce e se consolida na indústria.

A edição de 2019 foi super comentada e conquistou público rapidamente. Quais as expectativas para a edição deste ano? Já há planos para edições futuras?

Ficamos muito felizes com a repercussão da edição de 2019, principalmente por ter sido a primeira e ter atendido as expectativas do público. Sentimos que conseguimos transmitir a verdadeira mensagem e proposta do CENA e o público acreditou nisso. Tanto que mesmo com a pandemia e dois anos sem poder realizar uma nova edição, o CENA cresceu 833%. Em 2019, tivemos um público de 15 mil pessoas e a expectativa para essa edição já é de 125 mil!

As expectativas são muitas e são positivas. São mais pessoas trabalhando na construção e produção do evento, mais artistas e equipes contratadas, diversas áreas atuando juntas. Na nossa visão, essa edição é um passo firme na consolidação do festival no país.

Recentemente, outros festivais como Lollapalooza e João Rock tiveram um line-up com o rap marcando presença. Qual a relevância disso para festivais que tem um line-up 100% do gênero?

Geralmente o rap é inserido nesses festivais como uma forma de apresentar uma diversidade de estilos, com artistas que já têm grande destaque e acaba alcançando um público maior. No entanto, um festival com foco 100% no gênero, traz a possibilidade de apresentar novos artistas, reunir artistas que estão em ascensão à artistas em início de carreira, além de trazer mais do que os shows e sim todo um ecossistema da cultura e lifestyle do gênero para o fã naquele espaço. É uma experiência completamente diferente, mas claro que é importante, também, que esses artistas estejam nos lineups de festivais como os mencionados.

Mais notícias para você

Entretenimento

Te lembramos outros casais que protagonizaram juntos em projetos musicais

Entretenimento

Produtor esteve envolvido em uma série de processos envolvendo agressão e abuso

Entretenimento

Cantora e DJ se apresenta em São Paulo no próximo sábado (22)

Entretenimento

DJ brasileiro viralizou com versão inusitada de faixa de "Hit Me Hard and Soft"