Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Festival Cena: tudo sobre o evento que une música, cultura e arte

Crédito: Divulgação

Quem aí tem uma playlist recheada de trap? Se você curte o gênero já deve estar sabendo do Festival Cena, que começa nessa sexta-feira, 17. O evento reúne destaques nacionais do trap e ainda traz artistas internacionais para o line-up. Entre os dias 17, 18 e 19 de junho, o festival ocupa o espaço do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Com mais de 100 atrações divididas entre os três dias de evento, a programação fica marcada por grandes nomes da música nacional atual como Karol Conká, Drik Barbosa, Djonga e muito mais. A estrutura conta com três palcos, sendo o Palco Mundo Cena o principal, em parceria com o Spotify. Os ingressos ainda estão disponíveis no site oficial.

A primeira edição aconteceu em 2019 e reuniu 15 mil pessoas, ganhando um mega destaque por juntar nomes do trap, subgênero do rap que vem dominando o mundo da música. Desde essa última edição, o CENA cresceu 833%. Segundo os responsáveis do festival, a expectativa para 2K22 já é de 125 mil pessoas.

Em conversa com a todateen, a assessoria do CENA conta todos os detalhes do evento. Vem ficar por dentro de tudo!

Nos últimos anos, cada vez mais festivais de rap tem surgido no Brasil. Como começou a ideia para o Cena e como ele se diferencia de outros festivais?

Sempre acompanhamos essa cultura e o crescimento aqui e lá fora. O trap aqui é muito forte não só na música mas também no lifestyle, então sentíamos falta de algo que reunisse isso e fosse realmente para o jovem brasileiro. Hoje o CENA é mais do que um festival, é uma plataforma que une música, cultura, moda, arte etc para jovens que gostam e vivem isso de fato. Se diferencia porque construímos uma comunidade engajada que traz autenticidade.

Sem a menor dúvida, o rap tem conquistado mais espaço nas paradas musicais. O que você acha que alimentou essa mudança?

O rap sempre teve um grande público e muitas pessoas se mobilizando para organizar os eventos, lançar artistas, produzir, etc e o trap trata temas que dialogam diretamente com a geração Z. É um gênero jovem, contestador e conectado aos dilemas atuais desse público. Acreditamos que isso, junto a expansão da internet, traz o que temos hoje: um dos gêneros que mais rapidamente cresce e se consolida na indústria.

A edição de 2019 foi super comentada e conquistou público rapidamente. Quais as expectativas para a edição deste ano? Já há planos para edições futuras?

Ficamos muito felizes com a repercussão da edição de 2019, principalmente por ter sido a primeira e ter atendido as expectativas do público. Sentimos que conseguimos transmitir a verdadeira mensagem e proposta do CENA e o público acreditou nisso. Tanto que mesmo com a pandemia e dois anos sem poder realizar uma nova edição, o CENA cresceu 833%. Em 2019, tivemos um público de 15 mil pessoas e a expectativa para essa edição já é de 125 mil!

As expectativas são muitas e são positivas. São mais pessoas trabalhando na construção e produção do evento, mais artistas e equipes contratadas, diversas áreas atuando juntas. Na nossa visão, essa edição é um passo firme na consolidação do festival no país.

Recentemente, outros festivais como Lollapalooza e João Rock tiveram um line-up com o rap marcando presença. Qual a relevância disso para festivais que tem um line-up 100% do gênero?

Geralmente o rap é inserido nesses festivais como uma forma de apresentar uma diversidade de estilos, com artistas que já têm grande destaque e acaba alcançando um público maior. No entanto, um festival com foco 100% no gênero, traz a possibilidade de apresentar novos artistas, reunir artistas que estão em ascensão à artistas em início de carreira, além de trazer mais do que os shows e sim todo um ecossistema da cultura e lifestyle do gênero para o fã naquele espaço. É uma experiência completamente diferente, mas claro que é importante, também, que esses artistas estejam nos lineups de festivais como os mencionados.

Mais notícias para você

Entretenimento

Barbara Kolvek e Heather Brown foram professoras da cantora entre a terceira e quarta série

Entretenimento

Cantor pode ter inspirado faixas do lançamento de Taylor Swift, que chegou nesta sexta-feira (19)

Entretenimento

Cantor aparece na faixa-título de "The Tortured Poets Department", novo projeto da cantora

Entretenimento

Cantora mandou alfinetava discreta durante marketing de "The Tortured Poets Department"