Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Ghosting: como lidar com o sumiço daquele contatinho que você tanto gostava?

Ghosting: como lidar com o sumiço daquele contatinho que você tanto gostava?
Ghosting: como lidar com o sumiço daquele contatinho que você tanto gostava? (Rawpixel)

Você conhece uma pessoa incrível, começa a conversar com frequência e até chega a sair com ela. Os encontros são legais e você passa a pensar que, finalmente, as coisas podem dar certo… mas aí acontece o famoso (e temido) ghosting.

O termo vem do inglês, derivado da palavra ghost (fantasma), e trata justamente da situação em que a outra pessoa desaparece da sua vida sem dar nenhum tipo de explicação. Isso, é claro, gera muita frustração, além de impactar a autoestima e autoconfiança. Pensamentos como: “Será que o problema sou eu?” ou “o que eu fiz de errado” são comuns e podem durar por bastante tempo.

+ Terminou? 5 dicas para sair da bad e exercitar o amor-próprio

Mas calma, que se você está passando ou já passou por isso, pode ter certeza de que não foi a única.

Leonardo, por exemplo, conta de quando ainda era bem novo, com apenas 15 anos, e já foi apresentado à prática do sumiço. Ele lembra que conheceu uma garota, os dois ficaram e chegaram a conversar bastante pelas redes.

A gente até falava que se amava, mas aí, do dia para a noite, sumiu tudo: fotos no Whatsapp, redes sociais. Tudo. Depois de uns dois meses, ela apareceu, mas logo sumiu novamente e só voltou depois de mais dois meses falando que a mãe a tinha deixado de castigo“.

Thalita conta que também já passou pela situação.

Tinha um menino que eu conversava que estava ‘apaixonado’, escolhendo minhas alianças e tudo, e aí de uma hora pra outra começou a me mandar indireta no Twitter. Do nada, ele parou de me responder e me bloqueou em tudo“. Para ela, isso tem um motivo: Acho que as pessoas ficam intensas demais com as outras, percebem que era fogo de palha e, ao invés de serem sinceras e honestas, ficam com medo de magoar a pessoa, então simplesmente somem como se fosse uma opção melhor“.

Achou pouco? Tem mais histórias! No caso de Thiago, a situação foi ainda mais chata, porque o ghosting aconteceu pessoalmente. Ele conta que saiu com uma garota e, depois de um tempo, ela o chamou novamente. “Voltamos a conversar e decidimos sair. Ela já não me respondia direito, demorava muito, mas tudo bem. Depois que saímos, pensei que iríamos nos ver mais vezes“.

Mas não foi bem assim que aconteceu. Thiago lembra que marcou de ir ao shopping mas, chegando lá, a garota já não respondia mais. “Depois de uma hora, ela mandou mensagem dizendo que não poderia ir”. Por fim, ainda rolou uma terceira tentativa em que a garota, novamente, não apareceu e nem respondia. E esse foi o fim da história para Thiago.

mas como lidar com o ghosting?

Você pode chorar, mandar mensagens e reclamar com as amigas, mas o fato é que se a pessoa estiver decidida a te ignorar, ela vai fazer isso e, muito provavelmente, não vai ter peso nenhum na consciência. E está tudo bem. A vida segue — e se você, assim como eu, é do tipo que acredita em carma, pode até usar isso para se confortar e jurar que, no futuro, a pessoa também vai receber um ghosting e passar o resto da noite chorando quietinha na cama.

Mas o fato é que não temos controle sobre as atitudes dos outros e, a partir do momento que resolvemos nos arriscar e nos entregar a outros, estamos vulneráveis. O problema é que ninguém é obrigado a cuidar de nós e talvez por isso seja tão difícil aceitar quando a outra pessoa não quer fazer parte da nossa vida.

Poxa, você se arrumou, investiu tempo, provavelmente perdeu horas de sono para conversar com aquele ~alguém especial~ para, no final, não dar em nada. E pior! Não receber nem uma desculpa esfarrapada. Só um sumiço.

É terrível, eu sei (e acredite, eu sei MESMO), mas não tem o que fazer. Em situações como essa, o melhor é aceitar que a outra pessoa não teve o mínimo de consideração por você e, portanto, ela com certeza não te merecia. De resto, é seguir a vida e entender que muito provavelmente o problema não estava em você e sim em alguma expectativa frustrada do outro.

Se relacionar dói, mas pelo menos gera algumas histórias engraçadas para contar na internet depois.

Mais notícias para você

Comportamento

Seu crush sumiu? Pode ser que a gente saiba o motivo...

Comportamento

Te explicamos o significado de diversos tipos de sonho com o ex

Comportamento

Trouxemos dicas para você seguir em frente depois de terminar o seu relacionamento

Comportamento

Psicóloga explica tudo sobre essa insegurança que pode atrapalhar os seus relacionamentos