Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Gravidez na adolescência: por que você deve evitar?

Especialistas explicam como não engravidar e como lidar com a situação caso aconteça

gravidez na adolescência
Foto: Shutterstock

Ter uma gravidez na adolescência não é algo nem um pouco fácil por conta do contexto da fase. Afinal, você ainda está na escola, precisa estudar e aproveitar muita coisa ainda. E ter um filho exige muita responsabilidade que não existe ainda nessa idade.

Então por que evitar uma gravidez na adolescência? De acordo com o parapsicólogo Luciano Gomes dos Santos, a menina está ainda na fase de maturação biológica e psicológica. “Uma gestação quebra o ciclo natural do desenvolvimento humano e interrompe o processo natural dessa idade”, explica.

Já o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli aponta os riscos de engravidar nessa faixa etária. “As adolescentes podem adquirir algumas doenças durante a gestação, como a pré-eclâmpsia, anemia, hipertensão, infecções, inchaço, depressão pós-parto que podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê”, exemplifica.

Por conta desses problemas e outras questões, é fundamental o uso de métodos contraceptivos para não engravidar. Segundo o médico, camisinha, pílulas anticoncepcionais com o uso do preservativo e Diu são os mais indicados para isso.

Mas se ela acontecer, também é bom saber como lidar com a situação. Por isso, veja a seguir as dicas dos especialistas para enfrentar ou evitar uma gravidez na adolescência!

Saiba por que e como evitar gravidez na adolescência: 

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Comportamento

Existem outras formas de evitar a gravidez que não incluem o uso da pílula anticoncepcional. Mas porque optar por outras alternativas, afinal? Se você...