Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Guia de profissões: os 10 cursos mais concorridos no vestibular

Te contamos quais são os cursos mais disputados nos principais vestibulares do Brasil

Guia de profissões: os 10 cursos mais concorridos no vestibular
Guia de profissões: os 10 cursos mais concorridos no vestibular - Foto: Canva

Com o meio do ano chegando, muitos são os vestibulares que já começam a abrir suas inscrições ao redor do Brasil. Seja treineiro ainda no segundo ano ou até mesmo você que passou o ano se preparando no cursinho, milhares de estudantes pelo país já começaram a decidir os seus cursos dos sonhos.

Mas, afinal, quais são os cursos mais concorridos nos vestibulares? A todateen te conta, baseando-se nas informações da Fuvest e do Sisu:

Medicina

Não tinha como fazer uma lista sobre cursos disputados no vestibular sem falar de Medicina, né? Na Fuvest, vestibular que abre vagas para a USP, a concorrência para o curso em São Paulo no último processo seletivo era de 117,7 candidato por vaga.

Direito

Continuando nossa lista, temos Direito que, na última edição do Sisu, reuniu mais de 157 mil inscritos ao redor do Brasil. O curso segue sendo um dos mais tradicionais e, consequentemente, um dos mais concorridos nos principais vestibulares.

Psicologia

Temos outro curso da área da saúde também estampando o topo dos cursos mais disputados pelos vestibulandos. Na Fuvest do ano passado, a relação entre alunos aplicando e as vagas disponíveis na universidade era de 62,6. Eita!

Administração

Apesar de não aparecer na lista dos mais concorridos quando o assunto é a Fuvest, o curso esteve entre os mais disputados no último Sisu, com quase 119 mil inscritos.

Relações Internacionais

E o contrário também acontece! Relações Internacionais foi um dos cursos mais concorridos da Fuvest em sua última edição, com uma relação de 51,7 alunos por vaga. Porém, ele não aparece na lista do Sisu.

Enfermagem

Mais uma vez nos cursos da área da saúde, no Sisu 2024, Enfermagem teve pouco mais de 99 mil estudantes ao redor do Brasil tentando para uma vaga.

Audiovisual

Apesar de ser um curso que não necessariamente reúne a mesma quantidade de interessados de outros aqui na lista, a oferta é bem menor, o que o torna um dos mais concorridos do vestibular. Na Fuvest do ano passado, tínhamos uma relação de 37,8 alunos por vaga.

Pedagogia

Seguindo na área de humanas, Pedagogia fez sucesso no Sisu 2024, com mais de 89 mil vestibulandos inscritos pelo Enem.

Medicina veterinária

Sucesso tanto no Sisu quanto na Fuvest, Medicina Veterinária aparece em ambos os vestibulares. Na prova da USP, cada aluno enfrentou uma relação por vaga de 30,5. Já na entrada para as faculdades federais, mais de 65 mil alunos optaram pelo curso na área da medicina animal.

Ciência da computação

Por fim, não tínhamos como não falar de um curso da área da tecnologia, né? Conhecida por formar programadores e desenvolvedores, o curso reuniu mais de 57 mil interessados no Sisu do ano passado.

E aí, já decidiu qual é seu curso dos sonhos? Conte para a gente nas redes sociais da Todateen!

Mais notícias para você

Entretenimento

Reality show americano mistura "BBB" com "De Férias com o Ex"

Entretenimento

Sexto álbum do boygroup chega na manhã da próxima segunda-feira (15)

Horóscopo

Confira o que os astros reservaram para você!

Entretenimento

Cantora foi sincerona durante bate-papo com a rapper Lee Youngji