Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Hair stylist: a profissão para quem ama fazer do cabelo uma arte!

Vem saber saber tudo sobre essa carreira

Hair stylist: a profissão para quem ama fazer do cabelo uma arte!
Foto: Reprodução/Instagram @larissamanoela

A hair stylist é a profissional responsável pela saúde, beleza e bem-estar dos cabelos. De acordo com Patrícia Porcino, docente do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi, “a hair stylist possui competências e habilidades para abordar, decodificar e harmonizar a imagem pessoal como uma ferramenta para melhorar a imagem e, claro, a autoestima do cliente”.

Na faculdade

Para ser hair stylist, não é necessário cursar o ensino superior, mas, sim, fazer cursos de especialização em assuntos capilares. No Brasil, já existe a graduação em Visagismo e Terapia Capilar para quem quer ter formação em grau superior. O curso tem a duração de dois anos e meio e, de acordo com Patrícia, “oferece disciplinas de fundamentação biológica, nas quais a aluna compreende a importância do envolvimento da área da saúde na beleza e bem-estar. Além disso, também possui matérias de formato prático, que mostram de maneira científica as características e possibilidades dos cabelos”.

Quais são as áreas de atuação?

Existem muitas possibilidades de trabalho para a hair stylist, como consultora de imagem pessoal, estética capilar e/ou terapeuta capilar, docência em empresas de produtos cosméticos e docência em escolas específicas. Além disso, a profissional pode ser especializada em visagismo (harmonia do cabelo com a imagem pessoal), colorista (cor e tonalidade dos fios), cortes e químicas em geral.

O mercado de trabalho da hair stylist

A área do mundo da beleza, especialmente a dos cabelos, cresceu muito nos últimos anos e continua promissora. É possível trabalhar com consultoria de imagem pessoal em segmentos corporativos, salões de beleza, clínicas de estética, criação de características capilares para personagens de teatro e tevê, equipes de beleza em desfiles e produções de moda, além de inúmeros outros lugares.

Será que é pra mim?

Para se dar bem nessa profissão, é importante, em primeiro lugar, saber “compreender e respeitar a imagem pessoal alheia e se conectar com as tendências de mercado, que estão cada vez mais dinâmicas e criativas. Além disso, é necessário ter boas práticas em procedimentos técnicos e saber introduzi-los de maneira criativa e responsável, de acordo com cada pessoa e suas características individuais”, explica Patrícia.

Texto: Carolina Freire/Colaboradora

Mais notícias para você

Entretenimento

Quem aí sonha em seguir carreira nas artes cênicas? Por mais que seja uma profissão super desafiadora, não dá para desistir dos sonhos. Sendo...

Comportamento

Social Media como profissão é cada vez mais real. Capazes de influenciar multidões nas redes sociais, eles ganharam ainda mais força durante a pandemia...

Comportamento

Exatas, humanas, biológicas? Descubra!

Testes

Hora da verdade!