Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Leticia Harumi dá dicas para não errar na hora de comprar maquiagem online

Dicas para não errar na hora de comprar maquiagem para pele online
Dicas para não errar na hora de comprar maquiagem para pele online

A base acabou, o pó compacto está nas últimas e você já está sem corretivo faz muito tempo. Sem poder sair de casa por conta da quarentena, ir em uma lojinha testar produtos não é uma opção. O que fazer nessa situação? Se jogar nas promoções de make online! Mas e se a cor da foto não for exatamente a da sua pele?

Para responder essas e outras dúvidas, a todateen falou com Leticia Harumi Riyoji, criadora de conteúdo digital no mundo da beleza e maquiagem, com foco na beleza asiática. Confira o conteúdo e siga a makeup artist no Instagram (@letharumi) para ficar de olho em mais dicas e aprender a fazer makes bem criativas 😉 .

+ 6 dicas para quem está começando a fazer makes coloridas

+ Skin Positivity: Júlia Vecchi e Preta Araújo te inspiram a mudar sua relação com a acne e o skincare

+ Guia do gloss: 8 modelos que você precisa testar

O que é o subtom? Por que ele é importante na compra de maquiagem?

Saber o tom exato da sua pele não é só identificar se é clara, média ou escura, há uma camada por baixo da pele que difere sua nuance, e isso é o subtom. Existe três tipos: frio (pele de fundo rosado, harmoniza melhor com tons azulados, rosas e roxos), quente (pele de fundo amarelado, harmoniza com tons vermelhos, laranja e amarelo) e neutro (fica bem com ambos os subtons).

Identificar se a sua pele é fria, quente, ou neutra te ajuda a escolher cores de produtos que combinam e te valorizam, assim você evita de cair na cilada de uma compra malsucedida. Porém, gosto de lembrar que a maquiagem é forma de expressão, e não tem nada demais se você gosta e quer usar aquela cor de sombra roxa puxado para o frio mesmo que você tenha o subtom quente.

Como descobrir o subtom?

Há vários testes que podemos fazer para identificar se você é frio (rosado), quente (amarelado) ou neutro.

1. Perceber a cor de suas veias do antebraço na luz natural!

Se for azul ou roxa, então o subtom deve ser frio. Mas, caso você observe suas veias verdes ou amarronzadas, provavelmente é quente. Agora, se identificar veias azuis esverdeadas, então é bem provável que você tenha um subtom neutro.

2. Teste para ver qual joia ou bijuteria (dourada ou prata) te valoriza mais!

Se a pele acender com a dourada, significa que o subtom é quente, quando isso acontece com a prateada ,o subtom deve ser frio. Caso você ache que fica bem com as duas peças, provavelmente é neutro.

3. Quando você vai à praia e toma sol, tem a tendência a ficar:

Vermelha, e dificilmente se bronzeia: o subtom deve ser frio. Bronzeada e a pele ainda fica dourada: provável que seja de subtom quente. Bronzeada e não fica vermelha com facilidade: então seu subtom é neutro.

Base, corretivo e pó compacto precisam ser na mesma tonalidade?

Eu sugiro que a base seja do tom exato da sua pele, para não destoar do pescoço e parecer que está usando uma “máscara”, mas há quem goste de parecer bronzeada, então o ideal é descer com a base até o pescoço. Sobre o corretivo fica a teu critério, pode usar um tom mais claro para iluminar abaixo dos olhos, ou usar um do tom exato apenas para disfarces pontuais. O pó compacto (se for com cor) é ideal que seja do tom exato de sua pele, mas se você estiver em dúvida, aposte nos translúcidos.

Como encontrar a base e corretivo perfeitos pela web?

Pense naquilo que você quer, é uma base/corretivo mais matte? Hidratante? Cobertura total, média ou leve? Entenda a sua pele, se é oleosa, mista ou seca; se tem linhas finas, isso incomoda você? Qual seu subtom e acabamento desejado? Esses são os primeiros questionamentos a se fazer para encontrar os produtos de pele ideais.

Se a sua dúvida continuar sendo o subtom da base, minha dica é apostar no acabamento mais leve, pois por ser mais transparente acaba se fundindo melhor com o tom da sua pele, e não destaca tanto caso você tenha errado na escolha do tom.

Comprei a base no tom errado, e agora?

Há alguns truques fáceis na hora de se maquiar, por exemplo, se a base for um ou dois tons mais clara você, use o contorno ou bronzer para escurecer algumas partes do rosto. Se for um ou dois tons mais escura, opte por um corretivo mais claro, assim você iluminará a pele em alguns pontos. Caso a base seja muito clara ou muito escura, não tem jeito, o melhor é recorrer para as misturinhas para chegar no tom ideal.

Ver essa foto no Instagram

🌿 look naturalzinho para o verão 🌿 ou simplesmente pra quando você quiser sair assim! A primeira vista você pode não estar acostumade a sair com a pele BRILHANDO mas eu acho um conceito muito legal pra usar as vezes que você quer parecer que não está usando nada. 🌸 o segredo dessa make é: usar produtos em creme desde blush, iluminador, base levinha E ARRASAR NO SKINCARE (eu não mostrei mas uso o creme da nivea do potinho branco e muito protetor solar) e aí, vocês gostam desse tipo de pele mais iluminada ou preferem a pele reboco? #glowingskin #glassskin #peleiluminada #igtvmakeuptutorial #makeupinspiration #makeuptutorial #lestglow #glowingmakeup #babyskin

Uma publicação compartilhada por Leticia Harumi #asianbeauty (@letharumi) em

Você conhece  alguma plataforma que auxilie na compra de maquiagem online?

O site findation.com é maravilhoso para quem procura comprar base ou corretivo online! É bem simples de mexer, basta colocar quais são suas bases (aquelas que você testou e deu certo com o tom da sua pele) que o site mostra outras marcas de bases com o tom que mais vai dar certo em você. Esse site tem opções de produtos tanto gringos quanto nacionais.

Se for comprar algum produto na Sephora brasileira e não tem certeza da cor, é legal olhar no site da Sephora dos Estados Unidos, porque lá tem mais swatches (aquelas faixas de amostra dos produtos) e o portal geralmente identifica qual o subtom de casa uma das bases e corretivos.

Agora na pandemia, e com o fechamento das lojas, muitas marcas brasileiras expandiram os swatches de seus produtos, então é sempre bom dar uma stalkeada no Instagram da marca antes de fechar o seu pedido.

Quais as dicas para quem não tem muito conhecimento sobre produtos e vai arriscar comprar na web?

Não tem jeito, é preciso pesquisar bastante, ver resenhas e as avaliações tanto negativas quanto positivas no site.
Alguns produtos não tem erro na hora da compra, pois são produtos universais, como lápis de olho, delineador, máscara de cílios, batons… E o legal é usar a criatividade também, usar o batom como blush e sombra, apostar na versatilidade do mesmo produto.

Mais notícias para você

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Beleza

A marca brasileira de maquiagens vegana cresce em portfólio e reforça seu compromisso com meio ambiente

Beleza

Nos juntamos com a Melu para trazer as melhores makes para o Lollapalooza

Beleza

Conversamos com a influenciadora sobre as tendências polêmicas que viralizaram no TikTok