Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Linguagens do amor: descomplicamos as diferentes formas de se expressar

Te explicamos tudinho sobre as cinco linguagens do amor

Linguagens do amor: descomplicamos as diferentes formas de se expressar
Linguagens do amor: descomplicamos as diferentes formas de se expressar - Foto: Canva

A última segunda-feira, 12 de junho, foi um dia especial para todos os românticos incorrigíveis por aí! Afinal, foi o Dia dos Namorados.

De acordo com a Ana Flávia da Costa Parenti, coordenadora da clínica-escola de psicologia da UNICID, existem cinco linguagens do amor que descrevem como as pessoas expressam e recebem amor. Então, separamos tudo o que você precisa para entender tudo sobre as diferentes formas de expressar o seu amor:

Palavras de afirmação

Essa linguagem é sobre o uso de palavras e frases doces para mostrar seu amor. É como encher seu mozão de elogios, apoio moral e encorajamento. Deixe fluir aquelas três palavrinhas “eu te amo”, junto com expressões como “você é incrível”, “obrigado por tudo”, “tenho muito orgulho de você” ou qualquer coisa que demonstre carinho, admiração, respeito, gratidão e amor.

Tempo de qualidade

Já o tempo de qualidade tem tudo a ver com dar ao seu parceiro toda a sua atenção. Significa estar totalmente presente, emocional e fisicamente, e compartilhar momentos significativos juntos. Pode ser cozinhar juntos, planejar umas férias, assistir a filmes e shows, ter conversas profundas ou simplesmente passear pelo shopping, desde que estejam juntos.

Presentes

Quem não gosta de receber presentes, né? Essa linguagem envolve tanto o valor do presente (financeiramente quanto emocionalmente) e o pensamento por trás dele. É como a maneira mais óbvia e palpável de demonstrar seu amor. Mas ei, isso não significa que é mais importante que as outros linguagens, ok?

Atos de serviço

Quando falamos de atos de serviço, estamos falando de como tornar a vida do seu mozão mais fácil e agradável. É como ser o melhor ajudante, fazendo coisas que os trazem felicidade e cuidando das tarefas do dia a dia. Pense em preparar uma refeição especial, preparar o café da manhã, limpar a casa ou ser o apoio quando estão lidando com problemas pessoais.

Toque físico

Eita, as coisas estão ficando picantes aqui! Essa linguagem do amor tem tudo a ver com ficar próximo do seu @. Estamos falando de abraços, beijos, toques afetuosos e, sim, você adivinhou, até mesmo proximidade sexual. O toque físico aumenta a conexão emocional e fortalece o vínculo entre você e seu mozão.

Agora, a Ana Flávia revelou que muitas vezes pode ser um pouco complicado descobrir sua linguagem de amor e a de seu parceiro, porque tendemos a pensar que nosso jeito é o único jeito, sabe? Entretanto, todo mundo tem sua própria maneira de expressar afeto, por isso é importante reconhecer e apreciar a linguagem de cada um.

Mas ei, entender as linguagens do amor é apenas o começo, ok? Construir um relacionamento saudável exige mais do que isso. É tudo sobre ter uma comunicação aberta e respeitosa, ser o melhor amigo do seu parceiro, ser leal e, claro, conversar!

Portanto, para todos os pombinhos que sonham com um futuro de conto de fadas com seu amor, lembre-se de que as linguagens do amor são como um GPS para melhorar a comunicação do relacionamento.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)