Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Está atrasada? Calma, pode não ser gravidez! Confira outras razões para a menstruação não vir!

Menstruação atrasada: o que pode ser? Descubra aqui!
FOTO: Shutterstock IMAGEM: Julia Santini

O ciclo menstrual é um importante marcador biológico da mulher. Quando a menstruação atrasa ou demora a vir, o mais comum é suspeitar que esse seja um sinal de gravidez, mas outros fatores também podem interferir na regularidade. O ginecologista Gustavo de Paula Pereira listou algumas situações comuns que podem levar à menstruação atrasada:

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Sua dúvida

E quando você é virgem e está com a menstruação atrasada? A Emilly, de São Bernardo do Campo (SP), mandou a seguinte dúvida: “Minha menstruação é desregulada, mas este mês está muito atrasada. Sei que não estou grávida porque ainda sou virgem. É normal esse atraso?“.

Confira a resposta do profissional: “Emilly, pequenas variações são normais e aceitáveis, mas se sua menstruação está cada vez mais irregular, é necessário que você procure um ginecologista para ser examinada e fazer o tratamento adequado. Essas alterações podem ter diversas causas: hormonais, síndrome dos ovários policísticos, problemas na glândula tireoide, supra-renal, entre outras”.

Atenção com a menstruação atrasada

O médico faz um alerta: “É preciso ficar atenta ao ciclo menstrual. Se perceber que o atraso está acontecendo com frequência e por muitos dias, não se desespere e nem tire conclusões precipitadas. O mais indicado é procurar um ginecologista para saber se está tudo bem com a sua saúde e investigar as causas do atraso”, finaliza o especialista.

TEXTO: Flávia Magalhães/Colaboradora e Melissa Marques

Mais notícias para você

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, explica como o sexo pode ser aliado durante o período menstrual

Saúde

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um...

Comportamento

Te contamos tudo sobre esse substituto dos absorventes descartáveis