Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

“Meu padastro queima meu filme para a minha mãe”

“Meu padastro queima meu filme para a minha mãe”


“Eu tenho um padrasto que parece legal, mas não é. Ele inventa um monte de mentiras e não gosta das minhas amizades. Uma vez, esqueci meu celular em casa e ele bisbilhotou, depois disse à minha mãe que um “cara” tinha me ligado (e não é verdade). Agora estou namorando o F. e quero apresentá-lo a minha mãe, mas tenho medo de meu padrasto deixar ela contra mim e ela não me deixar namorar. Não quero terminar com o F. nem ter minha mãe como inimiga.

Carla* , 14 anos.

Carlinha, lidar com padastros e madastras já é uma situação superdifícil, especialmente quando ele não é exatamente o que parece ser com você. Mas infelizmente não há uma solução para esta situação: você vai precisar ter muita paciência?

1.    Contra-ataque

Cá, todo mundo sabe que mentira tem perna curta. E não é por que é seu padastro que está mentindo que isso não funciona com ele. Quando ele inventar coisas sobre você, peça para ele provar. No caso do celular, por exemplo, você poderia ter dado o celular na mão da sua mãe para ela ligar pras chamadas recebidas. Mesmo que ela não ligue, isso mostra que você não tem medo de encarar a verdade.

2.    Não se exclua

Outra coisa que é importante você perceber é que se seu padastro está se tornando um problema no relacionamento entre você e sua mãe, o negócio é não deixar interferir. Você precisa se aproximar dela, para ela perceber que pode confiar em você. Ou seja: conte pra ela que você está namorando o F., apresente o menino pra ela perceber que ele é um cara legal, faça tudo direitinho. Quando ela perceber que você não faz nada de errado ou escondido, nada do que seu padastro possa dizer vai afetar a relação de vocês.

3.    Peça ajuda

Carlinha, o que seu pai acha disso tudo? Ou, se você tem irmãos, eles também são vítimas da maldade do seu padastro? A melhor forma de lutar contra pessoas que te prejudicam é se unir à outras pessoas que possam te ajudar.
No caso do seu pai, mesmo que a sua mãe esteja com outro cara agora, ele tem todo o direito de palpitar na sua vida. E você deve sim recorrer à ele se perceber que a sua mãe toma decisões sobre você baseada no conselho de quem não te quer bem. Pense nisso.
Já com os irmãos, se eles também forem prejudicados, vocês podem ter um papo sério com a sua mãe. Afinal – e pode ter certeza disso – ela gosta de vocês mais que tudo na vida. Quando perceber que vocês estão mesmo chateados com a situação, ela vai dar um jeitinho de cuidar mais de vocês e não deixar o seu padastro interferir tanto na relação familiar.

Só que Carla, nada disso vai dar certo se o seu padastro tiver razão e você estiver fazendo coisas que sua mãe não gosta. Um pouco de rebeldia é legal, mas fazer as coisas só pra implicar com sua família é muito chato (e é exatamente o que seu padastro faz). Não se esqueça disso e vá à luta!

Texto: Karen Barbarini
Foto: Elena Elisseeva/Glow Images/Latinstock
* Nome fictício

38 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você