Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Nervosismo para o Enem? Confira dicas que ajudam a aliviar a ansiedade!

Crédito: Shutterstock

Aquela data aguardada está chegando… o Enem! Vamos concordar que não é difícil achar um candidato que não esteja nem um pouquinho nervoso. Toda a preocupação que engloba a prova, desde as questões até a insegurança sobre a nota, acaba sendo um obstáculo na frente do caminho, atrapalhando e muito na hora de colocar a mão na massa.

E olha que não sou só eu que to falando. Letícia Cavalcante, coordenadora e psicóloga do curso de Psicologia, em Bauru, afirma que a ansiedade pode interferir diretamente no desempenho dos alunos na prova. “Em momentos importantes e decisivos como esse, é natural sentir nervosismo. Porém é necessário contornar esse sentimento, pois com a ansiedade, o foco do estudante na hora de realizar a avaliação pode ser prejudicado” explica.

Segundo a especialista, afastar ideias pessimistas vai ajudar a não alimentar o desânimo, muito pelo contrário, vai dar mais incentivo na hora de fazer a prova. Ela também comenta que é super importante separar um tempo de descanso na rotina de estudos, já que a mente precisa de uma pausa para não sobrecarregar.

“Respeite a sua saúde mental, isso é indispensável para evitar crises de ansiedade. Assim será possível manter a calma em momentos de pressão, como o de realizar uma prova única e tão importante como o Enem e o vestibular”, aconselha.

Além dessas reflexões, Letícia trouxe algumas dicas coringas que, se colocadas em prática, podem te ajudar bastante a controlar a ansiedade e preservar o seu bem-estar. Vem conferir!

1- Prepare-se para a avaliação

É fundamental uma preparação anterior, nem que seja uma revisão bem aplicada que leva horas, sabe? Ter um estudo contínuo anterior a prova ajuda a se sentir mais preparado, o que diminui a ansiedade. Ou seja, para não pesar a consciência, invista nesse treino.

2 – Pratique exercício físico

O exercício faz bem para a saúde do corpo e a mente entra nesse bonde. Procurar praticar atividades físicas ajuda a aliviar a tensão do corpo e da cabeça. A dica é escolher alguma que você curta mais e deixar para fazer isso logo após o horário de estudos. Anotou?

3 – Descanse bem antes do grande dia

Nada de noite mal dormida! Sem a menor sombra de dúvidas, conseguir descansar na noite que antecede a prova é o melhor remédio para combater a ansiedade. Letícia explica que quando dormimos melhor, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.

4 – Chegue cedo ao local da prova

Sabe aquele sufoco que bate quando você perde a hora e faz tudo às pressas? Evite isso a todo custo! Não deixe para chegar nos minutos finais de fechar os portões. A psicóloga recomenda antecipar em até uma hora a sua chegada ao local de prova, já que isso vai dar mais segurança e ajuda a reduzir a ansiedade.

5 – Trabalhe a respiração

Se você já começou a sentir os sintomas, faça o possível para focar em acalmar a mente. A tática de controlar a respiração consegue atingir várias regiões do corpo e vai dar um relaxamento nos nervos. Então já pode começar a praticar o tutorial.

Primeiro você senta em posição ereta. Depois, de forma lenta e profunda puxe o ar pelo nariz, quatro vezes. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, para diminuir o atrito do dente e da língua na saída do ar, isso harmoniza os batimentos cardíacos e reduz a ansiedade. Calma que vai dar tudo certo!

E aí? O que acharam das dicas?

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26 de abril

Comportamento

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Comportamento

Separamos uma lista de opções rápidas para ajudar a controlar a ansiedade