Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Outubro rosa: o que toda mulher precisa saber sobre o câncer de mama e de colo de útero

Este mês é marcado pela conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

Outubro rosa: o que toda mulher precisa saber
Outubro rosa: o que toda mulher precisa saber - Foto: shutterstock

A sua saúde importa! Outubro é o mês marcado por trazer a reflexão da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero. O Outubro Rosa é uma campanha com ações afirmativas sobre a necessidade de se cuidar.

De acordo com estudos, com o diagnóstico precoce e o rastreamento mamográfico existe a possibilidade da redução do câncer de mama em 25% a 40%. Os sintomas podem ser facilmente percebidos com o toque. Isso porque, na maioria dos casos, aparecem pequenos caroços nos seios ou embaixo do braço. Aliás, é importante destacar quem nem todo caroço é câncer de mama. Por isso, é tão necessário os exames e diagnóstico precoce.

Além disso, o serviço de saúde deve ser procurado mesmo sem a presença de sintomas. Isso porque toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar exames de mamas anualmente e toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer uma mamografia a cada dois anos.

E não para por aí. Para cuidar ainda mais de sua saúde é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, com a presença de furtas, legumes e verduras. Além de praticar atividades físicas e evitar o tabagismo.

Por fim, fique atenta aos sinais. Se alguma mulher de sua família, principalmente mãe, irmã ou filha, teve câncer de mama antes do 50 anos de idade, você tem mais chances de também ter. Mulheres que já tiveram câncer em uma das mamas ou no ovário, em qualquer idade, também precisa ter cuidado redobrado. Nestes casos, devem começar a realizar exames com 35 anos de idade uma vez por ano.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)