Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Páscoa: entenda a origem do feriado e o significado por trás da data

Separamos todas as informações bem mastigadinhas para você entender melhor como surgiu o feriado

Páscoa: entenda a origem do feriado e o significado por trás da data
Páscoa: entenda a origem do feriado e o significado por trás da data - Foto: Canva

A Páscoa certamente é um dos feriados mais gostosos de comemorar — isso se você comemora. Afinal, neste dia, é celebrado a ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, a data é muito mais antiga e, na verdade, tem origem judaica. Tudo, né?

Por isso, separamos todas as informações bem mastigadinhas para você entender melhor como surgiu a Páscoa e o significado por trás. Confira:

Origem da Páscoa

A Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração que acontece entre os judeus, chamada pessach (passagem, em hebraico). Ela relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, por volta de 1.300 a.C., e é celebrada de acordo com o calendário judeu. 

Entretanto, a Páscoa comemorada pelos cristãos relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo. Aliás, sabemos que esse é um dos principais pilares da fé cristã, por isso, essa celebração é muito importante para a religião. 

Além disso, na celebração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que recorda a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

Por que a data muda a cada ano?

Este ano, nós iremos comemorar a Páscoa no dia 9 de abril. Entretanto, como o feriado segue o calendário lunar, ele não possui uma data fixa. Dessa forma, a data pode variar entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Desde o Concílio de Nicéia, em 325 d.C., a festividade passou a ser celebrada sempre no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera no hemisfério norte — ou equinócio de outono no hemisfério sul, que é o nosso caso.

Por que os ovos de chocolate?

O cristianismo, durante o processo de conversão de povos germânicos pagãos, apropriou-se de diversos elementos dessa cultura. Por isso, a Páscoa possui várias semelhanças com tradições pagãs. 

As festas que ocorriam entre povos germânicos e celtas para a deusa Eostre — que teria dado origem ao nome em inglês do feriado — eram realizadas na mesma época da Páscoa. Então, com a cristianização desses povos, a tradicional festa pagã incorporou-se à comemoração cristã.

Além disso, outra influência da cultura pagã viria dos ovos e do coelho. Para as pessoas que cultuavam Ostara — outro nome da deusa —, o animal e os ovos significavam fertilidade e esperança na vida que viria com a primavera. Por isso, elas se presenteavam com ovos decorados e também escondiam outros para depois achá-los. Igual fazemos hoje!

Essa matéria foi publicada originalmente por Alto Astral, parceiro de Todateen pela Astral Digital.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)