Fale conosco

O que vc está procurando?

LGBTQ+

Pode não parecer, mas é homofobia! Frases para tirar do vocabulário

É muito importante ficar de olho no que falamos para não acabarmos espalhando homofobia sem querer, não é mesmo?

Cuidado com essas frases que, no fundo, são homofóbicas
Cuidado com essas frases que, no fundo, são homofóbicas - Shutterstock

Hoje (28) é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ e é claro que, felizmente, hoje em dia, uma grande parte das pessoas não se dizem homofóbicas. Porém, isso não quer dizer que mesmo quem não pensa ter preconceito não possa acabar dizendo frases que carregam estereótipos e homofobia sem nem mesmo perceber, né?

Por isso, é muito importante conhecermos algumas dessas frases, até para tirarmos elas de vez dos nossos vocabulários e não acabarmos sendo preconceituosas sem querer! Afinal, #loveislove e todo mundo merece ser tratado com respeito, sem ter que ficar ouvindo frases homofóbicas por aí.

Assim, veja a seguir algumas frases que podemos não perceber, mas carregam homofobia:

“É muito mimimi”

É muito fácil julgar a dor e as experiências do outros sem tê-las vivido – por isso mesmo essa frase é tão ouvida. Geralmente, quem diz isso quer dizer que a comunidade LGBTQIAP+ ou alguém dentro dela está se ofendendo por algo pequeno. Porém, da próxima vez que pensar em dizer isso, que tal se colocar no lugar da outra pessoa antes e perceber que, muitas vezes, aquilo foi realmente ofensivo para quem vive aquilo na pele todos os dias?

“Pode ser da sexualidade que quiser, só não precisa ficar mostrando, beijando na frente de todo mundo”

Essa é clássica, né? Porém, muitas poucas vezes quem diz isso diria o mesmo de um casal heterossexual. Assim, esse pensamento também mostra uma homofobia enraizada. Vale lembrar que o amor nunca é o problema, mas sim o preconceito.

“Não tenho preconceito, tenho até amigos que são gays”

Essa frase pode parecer justamente o contrário de homofóbica, mas fica a dica – ela pode sim ser preconceituosa! Isso porque que fala isso costuma estar justificando alguma fala ou atitude homofóbica dizendo que não pode ser preconceituoso, já que “tem amigos gays”, o que não é uma justificativa válida.

“Ah, mas você nem parece…”

Ninguém precisa “parecer” gay, lésbica, bissexual ou qualquer outra sexualidade. Afinal, assim como existem pessoas heterossexuais de vários jeitos, o mesmo vale para qualquer orientação sexual. O estereótipo do gay mais “feminino”, de maquiagem e com uma voz mais fina, por exemplo, não é uma verdade absoluta.

“Quando você decidiu virar…?”

É importante lembrar que “decide ser” ou “vira” nenhuma sexualidade. Assim, essa é outra frase que devemos evitar dizer, viu?

“Quem é o homem/a mulher da relação?”

Em um relacionamento entre dois homens, não há uma “mulher da relação”, assim como em um relacionamento entre duas mulheres, não existe um “homem da relação”. Além disso, chamar alguém de “homem” ou “mulher” da relação por conta dos papéis que essa pessoa ocupa no relacionamento, por exemplo, ainda reforça estereótipos de gênero. Ou seja, melhor não falar essa frase, né?

E claro que essas não são as únicas frases homofóbicas que ouvimos por aí o tempo todo e às vezes nem nos damos conta, né? Por isso, é muito importante buscar cada vez mais conhecimento sobre o assunto, para não acabar dando mancada e espalhando o ódio ao invés do amor!

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)