Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Qual foi o primeiro CD lançado no Brasil? A gente te conta!

Nesta terça-feira (9), o primeiro CD lançado no Brasil completa 38 anos

Qual foi o primeiro CD lançado no Brasil? A gente te conta!
Qual foi o primeiro CD lançado no Brasil? A gente te conta! - Foto: Shutterstock

Você sabia que hoje, dia 9 de abril, faz 38 anos desde que o primeiro CD foi lançado no Brasil? É isso mesmo. O ano era 1986 e o nosso queridíssimo país recebia a mais nova tecnologia do mundo da música — que vocês devem imaginar que simplesmente revolucionou tudo.

Aliás, você sabe o significado por trás do termo CD? Ele, na verdade, é um acrônimo (sigla formada com as primeiras letras das palavras) da expressão em inglês “compact disc”, ou seja, disco compacto. Agora, você sabe!

O primeiro CD que foi parar nas prateleiras das lojas no Brasil foi o disco “Garota de Ipanema”, uma gravação da cantora Nara Leão, musa da bossa nova, em parceria com Roberto Menescal. Aliás, o cover da faixa-título não foi o único hit a entrar nesse super disco. Isso porque tivemos outros super sucessos da música brasileira, como “Águas de Março” e “O Barquinho”.

Foto: Divulgação/Philips

Infelizmente, a cantora iria falecer alguns anos após o lançamento inédito, em junho de 1989. Nara Leão recebeu o diagnóstico de um tumor incurável no cérebro.

O que veio antes do CD?

Se você acha que só porque os CDs não existiam no Brasil que a música não era comercializada, você está muito errado. Antes dessa super tecnologia chegar às prateleiras brasileiras, as gravadoras lançavam os projetos dos artistas através dos tão amados discos de vinil (dos anos 60 até os anos 80), assim como as fitas cassete (anos 80 e anos 90).

Mais notícias para você

Horóscopo

Te contamos a previsão para seu signo no horóscopo diário desta terça-feira (21/05)

Entretenimento

Festival de música acontece no dia 8 de junho, em Ribeirão Preto

Streaming

Joe Locke, interprete de Charlie em "Heartstopper", dá detalhes da terceira temporada

Entretenimento

Taylor Swift, Kim Kardashian e outras celebridades vêm perdendo milhares de seguidores nas redes sociais