Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Representatividade no cinema: confira 5 filmes dirigidos por mulheres

Crédito: Instagram/@lilycollins @ladybirdmovie @oliviawilde

No começo deste ano, um estudo realizado pelo Center for the Study of Women in Television and Film, na Universidade de San Diego, Califórnia, revelou um aumento na participação feminina no cinema durante o ano de 2020. Foi registrado um recorde de filmes dirigidos por mulheres. Que coisa boa, né?

Dentre os cem maiores filmes de bilheteria de 2020, 16% contaram com mulheres na cadeira de direção. O número é maior que em 2019, onde registrou 12%, ou em 2018, com apenas 4%.

Apesar do avanço, a maioria dos filmes continua sendo comandada por homens. Com essa curva aumentando para as mulheres, a gente espera ver cada vez mais filmes com direção feminina.

Inclusive, em 2020, as mulheres ganharam destaque em filmes de alto orçamento, como “Mulher-Maravilha 1984” e “Aves de Rapina”, dirigidos, respectivamente, por Parry Jenkins e Cathy Yan.

Vale lembrar também que o Oscar de Melhor Direção de 2021 foi entregue a diretora Chloé Zhao, pelo filme “Nomadland”. Além disso, Chloé não foi apenas a segunda mulher a receber a estatueta da categoria, mas também a primeira mulher de origem asiática a conseguir o prêmio.

É bom ficar de olho, pois o novo projeto da diretora promete fazer muito agito! “Eternos”, próximo longa da Marvel, é assinado por Chloé e está com a estreia marcada novembro nos cinemas.

Observando tudo isso, deixamos aqui o nosso incentivo a representatividade feminina. Separamos uma lista com cinco filmes dirigidos por mulheres que você não pode deixar de assistir!

Confira:

Lady Bird

“Lady Bird – A Hora de Voar” é um daqueles títulos que já falam por si só. Christine, uma adolescente em fase de descobertas, não vê a hora de sair da pequena cidade onde vive. No decorrer da história, acompanhamos a personagem seguindo as ambições que tem pela vida. Os aspectos de amizade e, principalmente, maternos são muito bem trabalhados pelo filme de Greta Gerwig.

Onde assistir: Google Play

Lost in Translation

Não é o filme mais animado de todos, fato. Em contrapartida, o longa de Sofia Coppola consegue ser bastante íntimo. No filme, acompanhamos dois estranhos, interpretados por Scarlett Johanson e Bill Murray, que se conhecem no hotel em que estão hospedados na cidade de Tóquio. Embora a diferença de idade seja grande, ambos se tornam a companhia um do outro nesse enredo que reflete muito sobre a sensação de isolamento.

Onde assistir: Amazon Prime

To the bone

Lançado em 2017, pela Netflix, “To The Bone” é considerado um dos retratos mais responsáveis sobre um transtorno alimentar muito comum: a anorexia. O filme, dirigido por Mirti Noxon, mostra através da protagonista Ellen, interpretada por Lily Collins, a seriedade do problema. Dando mais amplitude para o assunto, também podemos entender como a doença afeta não apenas as vítimas, mas também todas as relações em torno das mesmas.

Onde assistir: Netflix

Little Women

A mais recente adaptação do clássico que leva o mesmo nome, “Little Women” trouxe muitos diálogos em torno do papel feminino. Também dirigido por Greta Gerwig, o filme retrata de forma inspiradora a trajetória das irmãs March, desde Jo, que sonha com independência, até Meg, que faz tudo pelo amor. O longa é uma escolha que serve para assistir a qualquer hora!

Onde assistir: HBO Max

Booksmart

Semelhante a Lady Bird, em “Booksmart” também acompanhamos a história de adolescentes prestes a concluir o ensino médio. O enredo segue as melhores amigas, Amy e Molly, querendo aproveitar tudo abriram mão durante os anos no “high school“. Dirigido por Olivia Wilde, o longa se aprofunda bastante nos verdadeiros significados da amizade e comprometimento.

Onde assistir: Telecine Play

Agora é só aproveitar o fim de semana para curtir essas produções incríveis!

Mais notícias para você

Entretenimento

Conheça um pouco mais do cinema feminino nesse Dia Internacional da Mulheres

Entretenimento

Grandes nomes, como Tom Cruise e Johnny Depp, nunca levaram a estatueta do Oscar para casa

Entretenimento

Cerimônia de premiação acontece neste domingo (25)

Entretenimento

Longa chegou nos cinemas em dezembro do ano passado