Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Será que levei ghosting? Saiba o que é a expressão

Seu crush sumiu? Pode ser que a gente saiba o motivo…

Será que levei ghosting? Saiba o que é a expressão
Será que levei ghosting? Saiba o que é a expressão - Foto: Shutterstock

Jogou na internet que seu contatinho sumiu e se deparou com a palavra ghosting no Google? Calma, a gente te explica o que significa essa expressão não tão bacana (e que pode ter acontecido com você).

O termo surgiu lá nos anos 2000 — e bem que falaram que o Y2K estava de volta — derivando da palavra “ghost”. Ou seja, fantasma! Mas, ué, todateen, o que isso tem a ver com o meu relacionamento? Calma!

O termo é usado quando estamos falando de uma pessoa que simplesmente cortou contato com você de um dia para o outro. Sem explicação, sem aviso prévio, sem nada! E detalhe, ela vai ignorar toda e qualquer tentativa sua de tentar contatar ela. Ou seja, deu uma de fantasma!

Aliás, esse “sumiço” pode acontecer tanto em um relacionamento afetivo (então, namoro, situationship, etc.) quanto em outros tipos de relação, como uma amizade.

Por que me deram ghosting?

Priscilla Souza, psicóloga comportamental, explicou para a gente que a causa mais comum para que a pessoa decida simplesmente “sumir” é evitar desconforto emocional no relacionamento. “Alguém que dá ghosting geralmente não consegue se colocar no lugar em relação à maneira como a outra pessoa se sentirá”, contou a especialista.

Além disso, Priscilla revelou que o ghosting acontece porque a pessoa não tem coragem de olhar no olho e dizer para o outro que não quer mais. “São medos de não honrar a palavra e a busca sempre pelo caminho mais rápido, mais fácil e sem comprometer”, completou a especialista.

Acho que fui vítima… E agora?

Souza atenta para que, nestes casos, a pessoa reflita sobre suas ações e tente vê-las através dos olhos da pessoa dispensada. Isso pode ajudá-lo a acabar com o hábito e gerar mais empatia. Além disso, é importante trabalhar a comunicação, mesmo quando os assuntos forem difíceis ou desconfortáveis. Por fim, procurar um psicólogo pode ajudar a melhorar no relacionamento com as pessoas.

Mais notícias para você

Entretenimento

Casal estava junto há pouco mais de um ano

Horóscopo

Te contamos a previsão para seu signo no horóscopo diário desta terça-feira (21/05)

Entretenimento

Festival de música acontece no dia 8 de junho, em Ribeirão Preto

Streaming

Joe Locke, interprete de Charlie em "Heartstopper", dá detalhes da terceira temporada