Devido à pandemia de coronavírus, nesta terça-feira (28), algumas mudanças foram anunciadas para o Oscar de 2021. A primeira delas (e talvez mais importante) é que, por conta dos cinemas fechados, a regra de que para ser indicado a um prêmio o filme deveria ser exibido pelo menos uma semana nos cinemas de Los Angeles caiu. Com isso, filmes produzidos por plataformas de streaming, como Netflix, podem entrar na disputa.
Além disso, eles uniram duas categorias em uma só. Agora, não haverá mais Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som, apenas Melhor Som.
Segundo o presidente da organização cinematográfica, David Rubin: “A Academia acredita firmemente de que não há nenhuma forma melhor de experienciar a magia de um filme do que vê-lo em uma sala de cinema. Nosso compromisso com essa crença permanece inalterado e inabalável. No entanto, a trágica pandemia da Covid-19 exige que façamos essa exceção temporária nas regras de elegibilidade do Oscar.”
Vale lembrar que o evento costuma ocorrer entre fevereiro e março, mas por enquanto não se sabe se em 2021 seguirá o mesmo padrão.