O site The Verge informou que supostamente uma nova ferramenta estaria sendo testada para integrar os comandos do usuário durante a experiência Netflix. Segundo o site, em breve os assinantes do streaming poderão não só escolher o idioma e presença de legendas em seu filme ou série, como também a velocidade que a obra será reproduzida.
As opções deste controle de velocidade serão de 1,25x ou 1,5x mais rápido que o normal, ou ainda desacelerar para 0,5x ou 0,75x. A ferramenta que já existe no YouTube e faz sucesso nas plataformas de reprodução de podcasts pode tornar um filme de 1h30, por exemplo, possível de ser assistido em cerca de 1h ou ainda em 3h de duração.
O streaming teria como objetivo tornar a ferramenta opcional e não programada. Já reparou que ao selecionar um idioma e legenda estas configurações se repetem automaticamente no próximo filme ou série selecionados com estas opções disponíveis? O controle de velocidade não funcionará da mesma forma, cabendo ao usuário sempre eleger a velocidade antes de dar o play.
Amantes do cinema afirmam que a funcionalidade seria um “desserviço à indústria cinematográfica”. Os haters do controle de velocidade frisam que podcasts e vídeos de YouTube teriam a possibilidade de ter um conteúdo mais simplório e que muitas vezes não é perdido durante a aceleração, enquanto muitos filmes seriam produzidos como obras de arte, tendo seus detalhes artísticos perdidos nesta nova velocidade.
E você, o que pensa dessa decisão da Netflix?