Na madrugada desta sexta-feira (5), durante uma conversa com Karol Conká, Nego Di aproveitou o momento para detonar Gilberto depois do brother dizer que, devido aos seus traços, se considera uma pessoa negra de pele clara. De forma bastante agressiva, o humorista disse que a cor do economista é apenas sujeira, e que com um banho ele ficaria branco.
“Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…”, disparou ele.
Na web, o comentário do brother não repercutiu bem. Internautas ficaram revoltados com Nego Di dizer que Gilberto não poderia sofrer racismo pelo tom da pele. A ex-BBB Flay demonstrou apoio ao brother e disse se identificar com os comentários que ele recebeu.
“Essa situação que aconteceu com o Gil é o que acontece comigo, eu me auto declaro negra, sei que sou parda, considerada negra por uns e com “ aspecto de suja” por outros. Depende do hate que queiram colocar em mim, não fui considerada preta na hora que levantaram essa bandeira“, escreveu no Twitter.
“Quando comecei a aparecer arrumadinha, produzida, começaram a dizer que eu tinha vergonha de ser preta e que estava fazendo um processo de embranquecimento de pele, fazendo cirurgia pra parecer branca, enfim… O termo é PARDA, o que vocês consideram uma pessoa parda afinal?“, continuou.
Quando comecei a aparecer arrumadinha, produzida, começaram a dizer que eu tinha vergonha de ser preta e que estava fazendo um processo de embranquecimento de pele, fazendo cirurgia pra parecer branca, enfim…
O termo é PARDA,
o que vocês consideram uma pessoa parda afinal?— FLAY (@flaayoficial) February 5, 2021
A cantora ainda evidenciou que o que os brothers estão fazendo dentro do programa é uma militância seletiva. Vale lembrar que a participante Lumena também entrou na discussão de Nego Di. “Tem vários tons de branco. O cara acha que por não ser o branco branquíssimo”. Por fim, o gaúcho ofendeu o pernambucano novamente. “Agora porque o cara parece um Neandertal, o cara tem que ser negro?”.
declaração da mãe e equipe de Gil
Após toda a repercussão, Jacira Santana, mãe de Gil, se pronunciou sobre o comentário de Nego Di. “Infelizmente hoje eu tive o desprazer de assistir alguns participantes do BBB 21 hostilizando meu filho Gilberto. Chamar meu filho de sujo e chupa cabra foi degradante. Ele tem orgulho de sua cor e raça. Nunca esqueceu suas origens. Um rapaz com a cabeça sensata. Pensa com coração e não tem maldade, mas aprendeu a identificar a maldade de perto de alguns participantes do reality.”, escreveu ela.
“Todavia é muito homem para enfrentar as cobras peçonhentas. Acordou para o jogo e sabe muito bem quem são boas pessoas lá dentro. Respeita o ser como deve ser respeitado. Gilberto é meu orgulho de coração puro e por ser um grande pensador.”, finalizou ela.
A equipe de Gilberto também se pronunciou.