O mundo mágico da Disney sempre traz novas histórias e personagens para o público se apaixonar, né? Um dos últimos lançamentos do estúdio foi a animação “Encanto“, que estreou em novembro aqui no Brasil. Toda a produção do filme é ambientada na Colômbia, apresentando danças, comidas, arquitetura e costumes típicos da região.
A história acompanha os Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto. A magia abençoou todos da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, entende que, mesmo sendo a única Madrigal sem poderes mágicos, pode salvar a todos.
No entanto, “Encanto” não é a primeira produção da Disney que aborda uma cultura diferente da americana. O estúdio do Mickey Mouse já fez isso antes em outras animações, e pelo visto, também podemos esperar por mais variedade pela frente, né?
Vem relembrar abaixo algumas outras animações que também abordaram culturas de outros países!
Raya e o Último Dragão (Sudeste Asiático)
Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.
“Raya e o Último Dragão” tem o Sudeste Asiático como inspiração de cenário, sendo possível enxergar os elementos culturais típicos da região, como as vestimentas, comida, arquitetura e lutas.
Moana – Um Mar de Aventuras (Polinésia)
O filme apresenta uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível.
A produção é baseada nas ilhas da Polinésia Francesa, localizadas na Oceania. A cultura da Polinésia é abordada no filme com a inserção de elementos típicos, como: tatuagens, arcos de flores, dança, músicas, e a paisagem exuberante da produção com o oceano e montanhas ao fundo.
Frozen – Uma Aventura Congelante (Noruega)
Aqui conhecemos a história de Anna e Elsa, duas irmãs que cresceram isoladas em um castelo. Quando chega o dia de Elsa ser coroada como rainha, um acidente envolvendo o seu poder de gelo acontece e ela decide fugir e viver sozinha, provocando o congelamento do reino. Anna decide se aventurar e encontrar Elsa para trazer a irmã de volta e acabar com o frio.
O reino de Arendelle, local onde se passa o filme, é baseado na cidade de Bergen, na Noruega. A arquitetura, as vestimentas, os animais típicos (por exemplo, o alce Sven) e, claro, a neve, são algumas características presentes na cultura do país que serviram de inspiração para a produção.