Além de criar as tendências do momento, o universo da moda acaba fazendo muito mais do que isso. Tendo em vista as mudanças sociais que constantemente vão rolando pelo mundo, esse nicho criativo também incorpora um clima de inclusão, responsabilidade, igualdade, positividade e empoderamento.
Com a chegada do Dia Internacional das Mulheres na terça-feira (8), decidimos trazer cinco mulheres empreendedoras que estão atuando para comunicar essas mensagens no mundo fashion. Elas são donas de marcas próprias e usam as redes sociais para compartilhar um conteúdo mega relevante. Vem conferir!
Moda, força e resistência andam lado a lado no Ateliê Xongani, criado pela Ana Paula Xongani. A marca produz criações de moda afro-brasileira, contando com roupas e acessórios absurdos de lindos. Vale mencionar que a Ana foi a primeira embaixadora de dreads de uma marca de produtos para cabelo, a Salon Line. Hoje, além de apresentadora da linha #todecacho da marca e do Globoplay, Ana também produz conteúdo nas redes.
2 – Lela Brandão
A gente já teve um papo super bacana com a Lela por aqui, então nada mais justo que fazer mais uma menção, né? Formada em Arquitetura e Urbanismo, a artista começou a criar conteúdo nas redes sociais tratando de temas como feminismo e autoestima. Até que em 2020, Lela decidiu abrir sua própria marca de roupas, a Lela Brandão Co., que transparece seus ideais sobre moda confortável e autoaceitação para várias outras mulheres.
3 – Stheffany Wendy
Nos últimos anos, os estigmas sobre repassar roupas e reutilizar peças vem perdendo muita força. É com essa onda que os brechós viraram uma tendência super cool recentemente. Quem ficou ligada nesse movimento foi a Stheffany Wendy, criadora do I Need Brechó. Além de compartilhar dicas e inspirações, seu perfil é recheado de registros fashions de outros lugares do mundo, onde ela vai para garimpar novas peças.
4 – Loo Nascimento
Exaltando a força das raízes afro-brasileiras, Loo Nascimento trabalha uma mensagem super importante nas redes sociais: abraçar sua ancestralidade como mulher negra. Todo esse recado por trás dos conteúdos produzidos pela Loo, são um reflexo da mulher incrível que ela é. Além de produzir esse conteúdo incrível, ela também é dona das marcas Dresscoração e iLoostre, que confeccionam roupas e acessórios, respectivamente.
A carioca Glaucia Pietrobon tem uma longa trajetória do mundo da moda. Já teve uma marca de bolsas e botas sustentáveis e até já morou um tempo fora do Brasil, lá em Nova York. Nos últimos anos, Glaucia criou sua própria marca de jóias e ourives, a Gaw. É uma peça mais linda que a outra! Uma das melhores partes do seu perfil é que é CHEIO de inspirações de looks, quem curte uma vibe mais dark e romântica vai AMAR.