Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Te provamos como a umectação capilar pode ser sua grande aliada no inverno

Crédito: Shutterstock

A estação mais fria do ano chegou no último 21 de junho, o inverno! Assim como em qualquer troca de estação, essa época também exige alguns cuidados a mais e mudanças de hábitos. Afinal, é super importante proteger a pele e os cabelos o tempo todo, né?

No caso dos cabelos, o clima mais seco do inverno pode acabar ressecando os fios. Quem conta isso pra gente é o hair stylist, Luigi Moretto, que explica como a estação e os nossos hábitos pode impactar na estrutura capilar.

“A redução da umidade do ar também castiga o cabelo, deixando os fios mais ressecados. Além disso, os banhos ainda tendem a ser mais demorados, e o excesso de água quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo. Para completar, o uso com mais frequência do secador contribui para que o cabelo fique mais áspero e quebradiço, com aspecto opaco e sem vida”, avisa.

Cuidados essenciais

Mas calma! Dá para estabelecer alguns cuidados com os fios e se adaptar as novas condições climáticas numa boa. Segundo o especialista, uma mudança nos hábitos e bastante hidratação fazem toda a diferença para manter os cabelos em níveis saudáveis.

Máscaras hidratantes são uma ótima opção, por devolverem água para dentro das células capilares, o que auxilia na fácil absorção de nutrientes e vitaminas, e mantém as madeixas muito mais saudáveis e fortes. “Quanto às pontas, local de maior ressecamento, o ideal é usar (e no inverno, abusar) de reparadores de pontas que vão dar um boost de hidratação em razão de sua consistência mais oleosa e nutritiva”, fala.

Já os cabelos descoloridos, loiros e tingidos precisam de uma atenção extra no inverno. Isso porque a química presente nos produtos geralmente deixa os fios mais secos que o normal, além de oxidarem a fibra capilar, perdendo a vivacidade e o brilho da cor. A dica é usar produtos antioxidantes, já que formam uma película protetora em volta dos fios. Assim, os fios ficam mais hidratados, nutridos e com a cor mais viva, além de promover brilho intenso e maciez.

Como fazer a umectação capilar

Além desses produtinhos, uma alternativa super boa para reduzir os danos causados pelo frio é a umectação. Que fica responsável por nutrir os fios a partir de óleos vegetais e naturais. Inclusive, produtos que encontramos facilmente podem te ajudar nesse quesito: óleo de oliva e óleo de girassol.

“Todos eles devem agir por algumas horas com o auxílio de touca a cada 10 dias ou quinzenalmente, mas se os fios estiverem muito danificados, esse processo pode ser repetido semanalmente”, explica.

Confira uma lista com os principais óleos para umectação capilar:

  • Óleo de rícino – extraído da mamona é rico em vitamina E, ácidos graxos e minerais que restauram e hidratam os fios, combatendo a oleosidade, caspa e dermatite seborreica.
  • Óleo de coco – ajuda na retenção de umidade natural dos fios, bem como sua hidratação. Traz maior brilho e maciez, podendo ser usado em todos os tipos de cabelos.
  • Óleo de argan — também chamado de óleo de ouro do Marrocos, o óleo de argan possui em sua composição, vitaminas A e D, que atuam no fortalecimento e combate a quedas, além de ação antioxidante, que reduz a ação danosa da poluição, vento, temperatura e uso de secadores/chapinha.
  • Óleo de manga — apresenta vitaminas e sais minerais que ajudam na hidratação, principalmente de cabelos cacheados, ondulados e crespos.
  • Óleo de abacate — é rico em vitaminas A, B, D e E, aminoácidos, ácido fólico, entre outros nutrientes que hidratam e nutrem os fios, auxiliando no seu crescimento saudável.

Mais notícias para você

Beleza

Te contamos três motivos para você investir nesse produtinho

Beleza

Saiba como montar sua maquiagem parar durar nesse tempinho de muito frio

Beleza

Vem ver as cores e estilos de maquiagem que mais combinam com esse friozinho do inverno

Moda

Consultora de moda Camila Cavalcante conta quais serão os tons que farão sucesso no outono/inverno e como usar