Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

Te provamos como a umectação capilar pode ser sua grande aliada no inverno

Crédito: Shutterstock

A estação mais fria do ano chegou no último 21 de junho, o inverno! Assim como em qualquer troca de estação, essa época também exige alguns cuidados a mais e mudanças de hábitos. Afinal, é super importante proteger a pele e os cabelos o tempo todo, né?

No caso dos cabelos, o clima mais seco do inverno pode acabar ressecando os fios. Quem conta isso pra gente é o hair stylist, Luigi Moretto, que explica como a estação e os nossos hábitos pode impactar na estrutura capilar.

“A redução da umidade do ar também castiga o cabelo, deixando os fios mais ressecados. Além disso, os banhos ainda tendem a ser mais demorados, e o excesso de água quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo. Para completar, o uso com mais frequência do secador contribui para que o cabelo fique mais áspero e quebradiço, com aspecto opaco e sem vida”, avisa.

Cuidados essenciais

Mas calma! Dá para estabelecer alguns cuidados com os fios e se adaptar as novas condições climáticas numa boa. Segundo o especialista, uma mudança nos hábitos e bastante hidratação fazem toda a diferença para manter os cabelos em níveis saudáveis.

Máscaras hidratantes são uma ótima opção, por devolverem água para dentro das células capilares, o que auxilia na fácil absorção de nutrientes e vitaminas, e mantém as madeixas muito mais saudáveis e fortes. “Quanto às pontas, local de maior ressecamento, o ideal é usar (e no inverno, abusar) de reparadores de pontas que vão dar um boost de hidratação em razão de sua consistência mais oleosa e nutritiva”, fala.

Já os cabelos descoloridos, loiros e tingidos precisam de uma atenção extra no inverno. Isso porque a química presente nos produtos geralmente deixa os fios mais secos que o normal, além de oxidarem a fibra capilar, perdendo a vivacidade e o brilho da cor. A dica é usar produtos antioxidantes, já que formam uma película protetora em volta dos fios. Assim, os fios ficam mais hidratados, nutridos e com a cor mais viva, além de promover brilho intenso e maciez.

Como fazer a umectação capilar

Além desses produtinhos, uma alternativa super boa para reduzir os danos causados pelo frio é a umectação. Que fica responsável por nutrir os fios a partir de óleos vegetais e naturais. Inclusive, produtos que encontramos facilmente podem te ajudar nesse quesito: óleo de oliva e óleo de girassol.

“Todos eles devem agir por algumas horas com o auxílio de touca a cada 10 dias ou quinzenalmente, mas se os fios estiverem muito danificados, esse processo pode ser repetido semanalmente”, explica.

Confira uma lista com os principais óleos para umectação capilar:

  • Óleo de rícino – extraído da mamona é rico em vitamina E, ácidos graxos e minerais que restauram e hidratam os fios, combatendo a oleosidade, caspa e dermatite seborreica.
  • Óleo de coco – ajuda na retenção de umidade natural dos fios, bem como sua hidratação. Traz maior brilho e maciez, podendo ser usado em todos os tipos de cabelos.
  • Óleo de argan — também chamado de óleo de ouro do Marrocos, o óleo de argan possui em sua composição, vitaminas A e D, que atuam no fortalecimento e combate a quedas, além de ação antioxidante, que reduz a ação danosa da poluição, vento, temperatura e uso de secadores/chapinha.
  • Óleo de manga — apresenta vitaminas e sais minerais que ajudam na hidratação, principalmente de cabelos cacheados, ondulados e crespos.
  • Óleo de abacate — é rico em vitaminas A, B, D e E, aminoácidos, ácido fólico, entre outros nutrientes que hidratam e nutrem os fios, auxiliando no seu crescimento saudável.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!