Alô, chocólatras! O dia 7 de julho é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial do Chocolate. Esse doce tão amado vindo do cacau, é um dos mais produzidos no mundo e o Brasil é o seu maior produtor na América Latina. Amargo, branco, ao leite, com nozes, etc… são diversas variações do doce queridinho. Tem para todos os gostos, né?
Se você é como eu e adora um chocolate de sobremesa, também deve se perguntar se ele é ou não um alimento saudável. A questão é que, se consumido da maneira correta e equilibrada, o chocolate pode trazer vários benefícios para a saúde. Quem diria?
Quem conta isso pra gente é a nutricionista Julia Canabarro, que reuniu dicas que provam ser possível manter o doce no dia a dia. E muito além disso: como um aliado da alimentação saudável.
Ação contra a inflamação
Atualmente se ouve falar muito sobre a inflamação do organismo. Apesar de ela ser uma resposta natural do nosso sistema imune, ela pode sim, ser um alerta para a saúde. “O chocolate possui poderosos antioxidantes, como as catequinas e teobrima, que podem diminuir os radicais livres produzidos pela inflamação e causadores de envelhecimento precoce. Também pode auxiliar no sistema imune e na resistência da insulina”, explica a nutricionista. “Além disso o cacau é pobre em FODMAPS, então é uma boa opção para quem possui a Síndrome do Intestino Irritável”, completa.
Faz bem para a saúde do coração
O cacau é a maior fonte de benefícios do chocolate. Rico em nutrientes, o fruto possui vitaminas, minerais (magnésio, ferro e potássio) e gorduras como ácidos graxos saturados, ácido palmítico e o esteárico, e o ácido oleico monoinsaturado. Quando se fala em gordura saturada, normalmente associamos ao aumento dos níveis de colesterol, porém o consumo regular de manteiga de cacau e chocolate rico em cacau (acima de 70%) não causam esse efeito.
O responsável por isso é o ácido graxo esteárico que tem um efeito neutro no metabolismo do colesterol. Por outro lado, é preciso ter cuidado com chocolates que contêm leite, pois estes além de possuírem grandes quantidades de açúcar também possuem gorduras que podem aumentar o colesterol.
A gente é mais feliz comendo chocolate
Parece brincadeira quando dizem que comer chocolate traz felicidade, mas estudos apontam que é a mais pura verdade. Julia explica: “entre os nutrientes do cacau, está o triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina e endorfina, que promovem a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar após o consumo.”
Não é à toa que as mulheres sentem vontade de comer chocolate durante a TPM: nesta fase, os níveis de serotonina estão mais baixos. Agora tá tudo explicado, né?