Todos sabemos o quanto somos apegados aos nossos smartphones, né? Mas com o aumento dos roubos, é crucial saber como localizar ou bloquear seu dispositivo. Por isso, nós trouxemos várias dicas que farão você um mago na hora de proteger o seu celular.
Conversamos com a incrível guru da tecnologia Michelle Menhem, que contou tudo sobre como encontrar seu telefone. “Muitas marcas grandes criaram ferramentas e funções que permitem rastrear o telefone, mas é necessário validar as configurações antecipadamente. Por exemplo, a Samsung oferece um serviço próprio chamado ‘Buscar Meu Telefone’, que é similar ao do Google. A Apple também tem ‘Buscar iPhone’ e a função ‘Enviar Última Localização’”, diz Michelle, especialista em tecnologia do Tech Channel.
É muito fácil! Para usuários da Samsung, basta acessar as configurações do telefone, tocar em ‘Segurança e privacidade’ e encontrar a opção ‘Encontrar meu telefone‘. Verifique se você está conectado à sua conta Samsung e ative os recursos ‘Desbloqueio remoto’ e ‘Enviar último local’. Voilá! Está tudo pronto!
Agora, fãs da Apple, vocês não ficaram para trás! Michelle nos garante que a Apple também está com você. Basta entrar no site deles e eles têm um tutorial útil para ajudá-lo a localizar e bloquear seu precioso dispositivo. É como mágica!
Mas espere, tem mais! A especialista aconselha: “Caso localize seu celular, não vá diretamente ao local marcado. Faça um Boletim de Ocorrência em uma delegacia ou no site da Polícia Civil do seu estado.” Ou seja, pessoal: segurança em primeiro lugar!
Agora, digamos que todas essas dicas falhem e você precise bloquear seu dispositivo para sempre. Nesses casos, ligue para a sua operadora, dê a eles o número IMEI (que é como o código secreto escondido nas configurações ou na caixa do seu telefone) e peça para bloqueá-lo. ^Pronto!
Mas aqui está o movimento de poder final para manter os ladrões sorrateiros afastados: habilite a autenticação de dois fatores! Michelle enfatiza que essa é a maneira mais eficaz de garantir que ninguém acesse suas contas bancárias e nas redes sociais. E não se esqueça de usar senhas fortes, com letras maiúsculas, símbolos, números — tudo! Confie em nós, essas “supersenhas” serão suas melhores amigas quando as coisas ficarem difíceis. Além disso, certifique-se de ter um e-mail de recuperação diferente daquele em seu telefone. Dessa forma, mesmo que os bandidos tentem invadir, eles não colocarão as mãos em suas coisas pessoais.