O Enem é o exame nacional mais importante para garantir uma vaga no Ensino Superior. Isso porque, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), o estudante pode usar sua nota para entrar em instituições públicas de ensino. Por isso, é de extrema importância estar preparado para obter um excelente resultado.
A todateen separou os 7 erros mais comuns que são cometidos no Enem. Dessa forma, você pode se preparar e evitar que cometa o mesmo deslize. Confira:
Não administrar o tempo
Para realizar uma prova bem feita e atingir uma pontuação satisfatória, o estudante precisa, além de ter conhecimento, saber administrar o tempo. Isso porque o horário de prova precisa ser divido entre todas as matérias, para que o estudante consiga fazer com tranquilidade a maioria das questões.
Não conhecer a estrutura das questões
A maioria das questões possuem um enunciado e um texto base. A resposta correta geralmente está embutida ou no enunciado ou no texto base. Portanto, para chegar ao resultado certo, deve-se ler os dois com atenção e marcar os pontos mais importantes. Assim, você vai chegar na resposta com facilidade e mais chance de acertar.
Se perder na redação
A redação possui um grande peso na nota final do Enem. Por isso, o momento de escreve-la merece uma dedicação especial. Antes da prova, quando estiver nos seus momentos de estudo, cronometre seu tempo e treine para fazer a melhor redação em menos tempo possível. Além disso, lembre-se de: não assinar a folha, escreva com letra legível e não faça plágio.
Confundir-se com distratores
A maioria das alternativas das questões no Enem possuem distratores. Ou seja, a alternativa nem sempre está errada, geralmente ela possui uma informação a mais, a menos ou discordante. Por isso, sempre elimine uma opção analisando cada tópico da alternativa.
Não analisar elementos não-verbais
Geralmente, as provas do Enem vêm recheadas de charges, quadrinhos e gráficos. Esses elementos não-verbais são a chave para a compreensão da mensagem. Portanto, preste atenção nos detalhes.
Desistir da questão
Durante a prova, você vai se deparar com questões que vão além do seu conhecimento e a primeira coisa que virá na sua cabeça será desistir da questão. Não faça isso! Se você não sabe esta matéria provavelmente você não sabe a resposta correta. Por isso, vá até as alternativas e elimine a que você conhece. Assim, você terá menos alternativas para chutar, diminuindo sua chance de erro.
Perder o foco ou deixar o nervosismo dominar
Lembre-se: uma prova não define sua inteligência. Mantenha a calma e foque nos seus objetivos!