O Enem está vindo e nós sabemos que tem gente aproveitando as férias escolares para se preparar para o vestibular. Seja revisando, lendo as leituras obrigatórias ou apenas se inteirando nas atualidades, todo mundo está se mantendo ligado nas provas do seu jeitinho.
Pensando nisso, a todateen sentou com a professora de redação do Ensino Médio do Colégio Marista Londrina, Laís Marina Souza Sorace, para falar sobre um dos assuntos que mais assusta no Enem: justamente a redação! Depois de analisar a introdução perfeita, viemos te ajudar a construir o melhor desenvolvimento do mundo para garantir sua redação nota 1000. Vamos lá!
Como organizamos os nossos parágrafos de desenvolvimento?
De acordo com Laís, a melhor forma de organizar os parágrafos de desenvolvimento é seguir a sequência: A, C, C. Sendo a o Argumento — que é a estratégia argumentativa. Exemplo, citação, comparação, causa e consequência. Seguindo do C de Contextualização. Ou seja, a explicação da estratégia relacionando com o
argumento e, por fim, a Crítica que é a opinião.
Dessa forma, você consegue garantir que seu o texto fique fluido e os argumentos
mais claros para o corretor da redação.
Vale a pena decorar dados e citações? Como eu posso reforçar meu argumento?
Para a professora, a melhor maneira de defender e apresentar argumentos é trabalhar com informações as quais você domine. Ou seja, nada de tentar replicar fórmulas prontas. Isso porque, quando você seleciona um argumento que você tenha mais conhecimento, você consegue contextualizar e criticar de uma forma muito mais contundente.
Dito isso, não vá achando que decorar dados e citações é a melhor saída! Afinal, não existe um tipo de argumento que valha mais do que outros para o corretor. “Ele deverá lançar mão desse recurso, apenas se tiver um dado do qual ele lembre a fonte para poder referenciar, jamais deve copiar da coletânea, uma vez que a banca avalia autoria”, destacou Laís Sorace.
Agora, o exemplo é um caso a parte! Isso porque é interessante usar músicas, séries, filmes, livros ou novelas para “materializar” a tese defendida.
Quais são os erros mais comuns que os alunos cometem no desenvolvimento?
Por fim, a professora destacou que o maior erro que você pode cometer na hora de desenvolver o seu texto é justamente usar um argumento que você não domina. “Acaba prejudicando a relação entre argumento e tese e transformando o
texto em uma ‘colcha de retalhos’ em que não há uma linha argumentativa”, opinou a Laís.
E aí, anotou tudo? Porque a todateen quer ver todo mundo garantindo a nota 1000 no Enem deste ano!