Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Estudantes ocupam escolas em protesto a reorganização escolar

Entenda os protestos e ocupações que estão acontecendo em todo o estado de São Paulo!

Estudantes ocupando escola
FOTO: Reprodução / Facebook Não fechem minha escola
Estudantes ocupando escola

FOTO: Reprodução / Facebook Não fechem minha escola

ATUALIZAÇÃO: No dia 4/12, em um contexto de muitos protestos estudantis, o Governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou a suspensão da reforma na educação por tempo indeterminado.

Após o Governo Estadual anunciar uma reforma educacional em diversas escolas, alunos, pais e professores se uniram para ocupar os prédios onde hoje funcionam algumas instituições de ensino.

Segundo nota divulgada dia 28 de outubro, 94 escolas da rede estadual de 35 municípios serão envolvidas na reconfiguração do ensino, isto é: serão fechadas como escolas de educação básica e seus prédios serão reaproveitados para outro uso educacional.

Além disso, outras 1.464 unidades serão envolvidas na reconfiguração e terão seus ciclos de ensino mudados.

Essas mudanças, caso ocorram, afetarão cerca de 311 mil alunos.

Em resumo, essa é a mudança proposta pelo governo:

Número de ciclos Como é Como fica
 Um ciclo  1.443  2.197
Dois ciclos  3.209  2.635
Três ciclos  479  315

Fonte: Secretaria da Educação de SP

Estudantes ocupando escola

Estudantes ajudando a cuidar da escola durante a ocupação FOTO: Reprodução / Facebook Não Mexa no Josepha

Alunos da Escola Antônio Viana de Souza, de Guarulhos – SP, também ocuparam o espaço e gravaram um vídeo emocionante em protesto: um cover de Cálice, música composta por Chico Buarque,  que ficou famosa na época da Ditadura Militar. Além disso, a música também ganhou um trecho criado pelos próprios alunos. Confira abaixo:

O vídeo a seguir está sendo supercomentado e compartilhado: nele vemos uma estudante – identificada como Elena – dando uma resposta bem direta para uma pergunta tendenciosa. Confira:

Turn Down For What NA GLOBO!

Nossa querida Elena sem H é ZIKA! rsrsrsrsVem lutando e nos representando do Lado de fora da Escola!!Vlw Guerreira, TAMO JUNTO!!!E como ela disse: Não é INVASÃO! É OCUPAÇÃO!!!#NãoMexaNoJosepha

Posted by Não Mexa no Josepha on Tuesday, November 17, 2015

Várias páginas sobre o assunto foram criadas no facebook, por exemplo:

Movimentos como esses provam a força de um núcleo estudantil organizado: segundo nota divulgada no início da tarde de hoje, 19, após uma audiência de conciliação entre governo, professores e estudantes – o governo estudará a suspensão do projeto de reorganização das escolas para 2016.

Porém, as ocupações continuam, segundo estudantes, até que Geraldo Alckmin assine um documento comprovando a suspensão do projeto.

Aproveite para relembrar a história de Isabela Faber, a adolescente que mobilizou a sociedade através das redes sociais e conseguiu melhorias concretas para a escola onde estudava.

E vocês? Já participaram de algum tipo de movimento estudantil? Tem algum projeto legal para compartilhar com a gente? Deixe sua opinião através dos comentários! 🙂

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você