Todo ano é aquela dúvida para quem vai prestar vestibular: o que eu quero fazer no futuro? De todas as profissões, qual eu quero seguir? Essas são perguntas que assustam muita gente e é muito normal se questionar nessas horas, afinal, é uma decisão e tanto. Por isso, nós separamos algumas dicas que podem ajudá-la nessa (super) missão.
Tem que se identificar
Podemos dividir as diversas profissões em três áreas: humanas, biológicas e exatas. Mas, antes de escolher alguma delas, é preciso pensar no que mais gosta de fazer e quais são seus interesses quando o assunto é mercado de trabalho. “Entender as aptidões é conhecer a si própria e perceber o que mais desperta seu interesse”, afirma Tadeu Patané, consultor em escolha profissional. Colocar no papel quais carreiras se vê trabalhando no futuro é o começo de tudo!
Help da escola
Muitas pessoas pensam logo nas matérias que mais gostam de estudar, mas este não deve ser o fator principal e nem decisivo. “Você pode ser uma excelente aluna em disciplinas biológicas e sonhar com uma profissão de exatas. Isso não interfere em seus objetivos”, garante Tadeu. Ou seja, não se dar bem em alguma matéria específica não significa não poder trabalhar em alguma área que a envolva!
Vale pesquisar
Algumas profissões se formam a partir de mais de um curso superior, por isso, é sempre válido pensar em quais são as suas possibilidades. “Pense no papel profissional que pretende desenvolver. Onde quer chegar? O que quer e o que gosta de fazer? Quer trabalhar como? Essas respostas a levarão aos cursos universitários disponíveis para chegar até seu sonho”, indica o profissional. Pesquise sobre o campo do seu interesse, o que você terá que fazer e até sobre o mercado de trabalho. Vale também trocar uma ideia com pessoas que exercem aquela profissão.
É preciso ter dom?
Já ouviu aquela expressão que fulano tem o dom de fazer isso ou aquilo? Sim, isso é importante e legal em vários casos, mas um profissional não vive exatamente disso. “De nada adianta ter o dom da fala se não gosta de se comunicar. Se curte, mas sente que não é para tal coisa, pode desenvolver habilidades para realizar essas tarefas”, afirma Tadeu. Nada que se esforçar bastante não ajude!
SAIBA MAIS
6 dicas para escolher a profissão certa
Profissões que combinam com você
Escolher aquilo que dizem dar futuro ou o que gosta? Essa é uma dúvida que já deve ter passado pela sua cabeça. Mas as coisas não são bem assim: “Até pouco tempo, trabalhos que estão em alta hoje eram considerados não muito promissores. Claro, independente da área a ser seguida é importante que pesquise sobre tendências, carreiras e atuação, mas deixar de fazer o que gosta, jamais!”, afirma Tadeu. E em relação a dinheiro, claro que alguma profissões garantem salários maiores que outras, mas se não é algo que gosta de fazer, não vale a pena.
Missão estudar
Pensar na sua futura profissão pode ser legal e assustador ao mesmo tempo, mas tudo isso vai depender de uma coisa: os estudos. Para se preparar pra valer, não tem nenhuma fórmula mágica, é preciso dedicação. Então, bora aproveitar ao máximo o que a escola pode oferecer e se jogar nos livros!
Texto: Maria Mazza/colaboradora, Consultoria: Tadeu Patané, consultor em escolha profissional e sócio-diretor da Teenager Assessoria Profissional
You must be logged in to post a comment Login