Até pouco tempo atrás, o padrão de beleza era majoritariamente de cabelos lisos. Mas, por sorte, isso tem mudado e as cacheadas e as crespas estão cada vez mais aceitando seus cabelos naturais e mostrando o quanto são maravilhosas. Enquanto as mulheres que têm cabelos crespos buscam o volume, as cacheadas estão buscando cachos mais definidos.
Assumindo as madeixas
Para quem ainda tem dúvida se quer mesmo usar e abusar dos fios cacheados, fique atenta aos seus sentimentos. É comum ver meninas que tentam diversos métodos para mudar a estrutura do cabelo, muitas vezes até com risco de danificá-la.
“Ao se rejeitar, você pode tentar compensar um sentimento de baixa autoestima”, afirma a psicóloga Beatriz Breves. Por isso, anote na agenda para nunca esquecer: o importante , além de manter a saúde dos fios, é ser feliz, independente de como usa seus cabelos.
Inspire-se em quem já passou por isso
Várias divas já sofreram ao se submeterem ao padrão de cabelo liso. “Alisava meu cabelo desde os 7 anos. Quando eu era pequena, estudava em escola particular e todo mundo tinha cabelo liso. O meu era o único cabelo diferente, crespo. E eu, que queria ter o cabelo igual ao delas, ficava passando formol na cabeça”, contou Ludmilla, que passou pela transição capilar recentemente.
Outra diva que decidiu assumir de vez a cabeleira há pouco tempo foi Kéfera.“Bora trabalhar mais ainda esse amor próprio e me aceitar com o cabelo que Deus me deu, né?”, comentou a youtuber, inspirando várias meninas a se aceitarem também.
https://www.instagram.com/p/BerOukJnl8T/?hl=pt-br
Fios naturais pra já!
Se você alisa o cabelo há tempos e agora decidiu aderir ao cacheado natural, mantenha o foco! Essa fase de mudança é a mais difícil, já que as pontas ficam lisas e a raiz cacheada e com volume, diferente das pontas. Mas não se preocupe, porque existem alguns métodos que dão um help, para as madeixas voltarem ao natural, como No Poo ou Low Poo. E vale lembrar que cortar também ajuda, viu? Mesmo que só as pontas para facilitar a formação de ondas.
Um corte feito em camadas longas é uma boa opção, “pois os cachos se encaixam de forma mais harmoniosa”, explica Neiva Pena, técnica da Bio Extratus. Mas se você é dessas que acreditam que as cacheadas não podem mudar demais no corte ou penteado, saiba que isso não é verdade. “Ele pode variar. No verão, a tendência é ter o cabelo mais longo e com bastante degradê. Já no inverno é a vez dos cortes mais curtos e estilosos, com pontas alongadas na frente”, orienta o hairstylist Rodrigo Nakamura.
Cachos mais definidos
Conhecida como fitagem, essa técnica envolve texturação e finalização e promete cabelos crespos e cacheados com o efeito dos sonhos: madeixas definidas e controladas. Quem ama os caracóis pode investir na ideia para deixar os fios do jeito que você gosta, dependendo do penteado e da ocasião. Que tal ver essas dicas para deixar os cachos mais definidos e arrasar por aí?
É sempre bom ficar atenta aos cuidados com seus fios. Para isso, Rodrigo indica uma hidratação: “você pode lavar com a técnica Low e No Poo. Depois, use uma máscara com alto poder hidratante e faça a aplicação com o cabelo encharcado de água”. Outra opção, sugerida por Neiva, é usar produtos à base de manteiga de karité, tutano, ceramidas e óleo de argan.
Aprenda a deixar os cachos mais definidos com a fitagem:
Texto: Ana Castilho, Bruna Ferreira e Giovanna Castro /Consultoria: Mutari , Neiva Pena, técnica da Bio Extratus; Beatriz Breves, psicóloga e Rodrigo Nakamura, profissional em cachos