A escova de cabelo é um utensílio que, com certeza, você usa muito. Mas já parou pra pensar que ela precisa estar sempre limpa? E não basta tirar apenas os fios que ficam lá, não, é preciso mais cuidado e atenção. Confira algumas dicas de como fazer sem danificar a escova e ainda manter a saúde do seu cabelo.
Cerdas limpas
* Procure retirar os fios das cerdas sempre depois de escovar. Nada de deixar acumulando e juntar um monte!
* Não seque as cerdas com secador. Isso danifica muito a estrutura da escova.
A escova
* Sempre que for lavá-la, faça com cuidado para não danificar. Use sabonete neutro, água corrente e conte também com uma escovinha macinha. Ah, existem próprias para isso.
* Se ela estiver muito suja, deixe de molho de 15 a 30 minutos na água, lave bem, tire o excesso de água e deixe o resto secar naturalmente.
* Aposte em uma limpeza profunda periodicamente. A cada 15 dias já é o suficiente.
* Por fim, ao final de cada lavagem, deixe em local ventilado e, após a secagem, borrife um pouco de álcool e deixe secar completamente.
Cada tipo é diferente
* Se a sua escova for de madeira, pode ficar tranquila ao lavá-la já que ela tem suporte para tal tratamento.
* Agora, se ela for metálica, pode ser lavada normalmente, desde que você a seque bem com um pano para evitar que estrague. Já as em cerâmica só podem ser higienizadas com um pano úmido + sabão neutro, isso porque ela pode desagastar com a lavagem.
* No caso das ionizadas ou almofadadas, nada de deixar de molho, hein. Água corrente e pano seco já ajudam.
Consultoria: Marília Kikuchi, técnica de beleza da Condor