Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Arrase no espanhol na prova do ENEM

As dicas dão um help na hora dos estudos

Escolheu o espanhol como língua estrangeira para a sua prova do ENEM? A coordenadora de espanhol do Colégio Mopi, Andreia Cristina Borges da Silva separou algumas dicas para ajudar você a gabaritar a prova, afinal, “embora o conteúdo de espanhol cobrado pelo Enem seja, basicamente, interpretação textual, algumas pegadinhas podem estar presentes nos textos e os mais desavisados podem ser pegos de surpresa”, diz a professora.

Garota escrevendo em papel

Foto: Istock/Getty Images

LO x EL

É comum que as pessoas pensem, por associação ao português, que se por aqui os artigos definidos são “o”, “a”, “os”, “as”, a tradução automática ao espanhol seria “lo”, “la”, “los” e “las”. “Cuidado! “Lo” é um artigo neutro, que não existe em português e que tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. O artigo definido masculino correto é “el”. Anotou?

Heterosemânticos

Também conhecidos como “falsos amigos”, os heterosemânticos são as palavras responsáveis pelas confusões entre dois idiomas. Palavras como escoba, exquisito, embarazada, pelado ou oficina, por exemplo, que parecem ter significado tão óbvio, podem surpreender quem não as conhecem. Portanto, atenção ao seu real significado:

Escoba – vassoura

Exquisito – saboroso

Embarazada – grávida

Pelado – careca

Oficina – escritório

Garota com cabelos castanhos segurando livro

Foto: Istock/Getty Images

Os verbos

Para o ENEM, o candidato deve ler o texto em espanhol e responder às questões em português. Então, é imprescindível que você conheça as conjugações básicas de verbos no passado, presente e futuro para poder interpretar bem as questões e respondê-las em português.

SAIBA MAIS

Dicas para arrasar no inglês no ENEM

Dicas para arrasar na redação do ENEM

O que estudar

Não existe um conteúdo específico para ser estudado para a prova. A recomendação é refazer as provas de anos anteriores, assistir filmes e ler livros no idioma. Ou seja, “você precisa adquirir cultura geral e fluência, não esquecendo de sempre procurar palavras desconhecidas no dicionário”, aconselha Andreia.

Mais notícias para você