O que leva uma pessoa a tirar a própria vida? Essa é a resposta que a série procura ao longo de cada episódio.
Poucas produções falam tão abertamente sobre o assunto, considerado ainda nos dias atuais, um tabu. A história da adolescente de 17 anos, Hannah, trata de assuntos tão polêmicos e ao mesmo tempo tão presentes no dia a dia. A palavra-chave da série, com certeza é: reflexão. Por isso, a tt listou 9 coisas que aprendemos (e precisamos falar sobre) com 13 Reasons Why!
1. Diga não ao bullying
Muitas pessoas já passaram por essa situação! É preciso tomar muito cuidado com os rótulos ou apelidos que colocamos em alguém. Esse é um tipo de violência sem contato físico que machuca o psicológico e pode levar, em muitos casos, a medidas trágicas. A Hannah, por exemplo, sofreu (e muito!) por coisas que ela não fez, mas que a escola inteira achava que era verdade.
2. É sempre bom ouvir
A série toda retrata o grito de socorro da Hannah, porém, ninguém conseguia ouvi-la. E isso acontece a todo momento, em todos os lugares. É preciso ouvir o que as pessoas têm a dizer. É como diz o ditado: temos dois ouvidos e apenas uma boca por alguma razão – precisamos estar abertos para conversar e atentos para ouvir o grito de socorro, antes que seja tarde demais.
3. Cuidado com o que fala
Acredite, as paredes tem ouvidos! Não saia por aí falando qualquer coisa. Pare e pense antes de falar. Muitas vezes uma palavra dita no momento ou na forma errada pode ocasionar transtornos irreparáveis e, você não vai querer ter a culpa, certo?
4. Demonstre seus sentimentos
“Antes tarde do que nunca” ou “nunca é tarde demais”, esqueça essas frases! Temos apenas uma única vida e precisamos aproveitá-la da melhor maneira possível. Nunca deixe para depois o que pode ser feito, dito ou aproveitado agora. Se você gosta de alguém, se tem algo para falar, fale. Ou, amanhã pode ser tarde. Já pensou nisso?
5. Suicídio é coisa séria
A série retrata o suicídio da maneira mais real possível, sem clichês, tentando revelar o impacto causado em todos ao redor e nos fazendo entender o quão grave é o tema.
6. Compartilhamento de fotos íntimas
Quando eu disse que a história era algo muito real, não estava brincando. Quantas notícias não vemos sobre o assunto? Ou, quem não conhece alguém que passou por tal constrangimento? Esse tipo de “brincadeira”, “vingança” ou “prazer”, não tem graça e pode causar danos psicológicos e físicos que ninguém é capaz de reverter. Antes de compartilhar, lembre-se que a situação poderia ser com você ou alguém que você ama. Não é legal!
7. Amizades verdadeiras
A história nos mostra a importância de ter amizades verdadeiras, em quem confiar e poder contar todos os dias. Hannah não teve essa sorte, e ao longo dos episódios é possível notar as consequências, sem falar na dor, que ela sentiu com tudo isso. Valorize suas amizades e faça com que elas também te valorizem!
8. Álcool com direção
Mais um fato atual que podemos ver todos os dias em algum noticiário: álcool + direção = combinação perigosa. É comum pensar que não vai acontecer nada. Mas não é bem assim. Sempre lembre-se e lembre também quem está no volante: “se beber, não dirija”.
9. Depressão não é brincadeira!
Muitos acham frescura, não entendem, mas, a depressão é uma doença – e grave! A perturbação psicológica é desencadeada por vários fatores e precisa ser tratada o mais rápido possível. Tire da cabeça que é brincadeira e ajude, alguém próximo pode estar precisando de você e do seu apoio!
LEIA TAMBÉM
- 13 curiosidades incríveis sobre a série 13 Reasons Why que você precisa saber!
- Veja o trailer de 13 Reasons Why, a série da Selena Gomez na Netflix!
- As melhores adaptações de livros pra assistir na Netflix