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5 mudanças que transformarão a moda em 2021

5 mudanças que transformarão a moda em 2021
5 mudanças que transformarão a moda em 2021

Está claro que a pandemia causou mudanças drásticas no nosso dia a dia, transformando nossa vida em diversos âmbitos. E  a moda não fica fora dessa, muito pelo contrário, com novas necessidades e formas de expressão social, o mundo fashion está se reinventando.

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Os novos tempos estão sendo colocados em pauta neste momento, fazendo com que os nossos hábitos sejam repensados nas esferas pessoais e, até mesmo, profissionais. Em um universo cada vez mais incerto, a designer de joias Monica Rosenzweig, explicou para a todateen as mudanças que estão acontecendo no mundo da moda e em sua própria coleção 2021.

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Vem ver!

Valores de acordo com a economia atual

O mundo inteiro está sofrendo os impactos na economia desde o início da pandemia. Os salários de uma forma geral foram reduzidos, a necessidade de compra de alguns produtos tem sido questionada pelos consumidores e as empresas que quiserem se manter ativas vão precisar rever conceitos, e isso inclui preços. E na moda isso não será diferente. Isso quer dizer, em linhas simples, que o poder de compra diminuiu de uma forma geral. O consumo por impulso, que muito se viu no início de março até abril, é quase inexistente atualmente, e as pessoas estão focando no que precisam e, sim, analisando o custo e benefício de cada compra. Portanto, as marcas vão precisar reavaliar a forma como chegam ao preço final dos produtos e, provavelmente, se adequar à essa nova demanda.

Roupas para dentro e fora de casa

A moda não é apenas feita para vestir pessoas para ocasiões e locais especiais, ela existe para dar soluções à sociedade. E, neste momento, em que trabalhamos mais em casa, a criação precisará se voltar não apenas para as roupas confortáveis, mas também para as que sejam fáceis de lavar e passar e que visem a praticidade, mas sem deixar de lado a vaidade de quem quer se sentir bem vestido mesmo dentro de casa. Sim, as pessoas abandonaram o uso constante de pijamas em tempo integral, que aconteceu muito no início do isolamento, e agora elas acordam, se vestem e permanecem arrumadas dentro de casa.

Mas esse “se arrumar” agora tem um novo significado, com peças que tragam a chamada comfort sensation. Nesse sentido, aposto nos cordões com ponto de cor ou brilho, como o de lápis-lazuli. Uma pedra cheia de energia positiva e que age como purificador natural, segundo especialistas em gemas.

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Simbologias e memória afetiva

Nós, designers e estilistas, teremos que ressignificar nosso trabalho. As pessoas estão em busca de peças que lhes passem algum tipo de mensagem, uma simbologia. Eu, por exemplo, passei o consumir muito o que me traz sensações de proteção. E isso será uma tendência na moda de uma forma geral. O público vai procurar roupas, acessórios etc que lhes transmitam alguma mensagem, alguma coisa positiva. Nas minhas novas coleções, estou trazendo um misto de simbologias ligadas à proteção e ao aconchego, com desenhos e formas que remetam àquela joia de família com memórias embutidas. Gosto de peças que você pode brincar; tenho trabalhado muito em pulseira que se transforma em colar, por exemplo e na linha Abelha, que é um animal que trabalha coletivamente e sempre retorna ao lar.

Atemporalidade 

Acredito que teremos menos “vítimas da moda”, que seguiam os lançamentos a cada temporada, e que mudavam seu guarda-roupa a cada estação. Se antes muitas vezes comprávamos algo que seria usado apenas em uma ocasião e depois colocado de lado, por conta da tendência da estação, agora acredito que fará mais parte de um conceito criado para atender o mercado de luxo, que na minha visão deve perceber inabalado.

De uma forma geral, pensando em todos os perfil de público, o consumo será direcionado para acessórios, roupas e calçados que possam ser usados em diferentes ocasiões, que não sigam tendências muito específicas. Será a celebração do bom e velho jeans; das camisetas de cores que se complementam; de blazers, calças e vestidos de cortes mais sequinhos (porém confortáveis); dos acessórios que pontuam cor e estilo, mas sem exageros. A aposta nessa linha são peças geométricas, com estilo, mas também neutralidade, combinando com roupas de todas as cores e perfis.

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Moda consciente de verdade e respeito com o meio ambiente

A moda é um reflexo da sociedade e os profissionais que fazem moda não podem se alienar à realidade, fingindo que nada esteja acontecendo ao seu redor. As marcas precisam rever seus processos na criação de produtos, se tornando cada vez mais sustentáveis. É preciso um olhar mais atento ao que é criado. Uma nova tecnologia para um novo tecido, por exemplo, não pode ser tão interessante a ponto de poluir o meio ambiente ou de causar estragos no habitat de outros seres.

O uso de peles, que já não deveria ser tolerado há muito tempo, a partir de agora é inaceitável. Testes em animais para novos produtos também devem ser banidos. Estamos vivendo uma situação que, ao que tudo indica, teve início exatamente pelo Homem interferir na vida animal. É preciso que passemos a enxergá-los com cuidado e respeito, ou pagaremos um preço ainda mais alto pelos males que estamos causando à Natureza no futuro. Amo animais e continuo criando peças que tragam a natureza em sua essência. Muito azul do mar, animais marinhos e natureza são perceptíveis em toda a coleção.

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