Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

7 mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo que você não sabia

Crédito: Shutterstock

Quando o assunto é cabelo, você provavelmente já ouviu aquela história do “não use condicionador se você tiver cabelos oleosos” ou “precisa cortar o cabelo com frequência pra ele crescer mais rápido”. Todos esses mitos sobre os fios são reproduzidos a tanto tempo que a gente já interpreta como um fato, sem nem saber se é verdade mesmo.

Então pode acreditar, quando se trata de cuidados com o cabelo, várias coisas podem ser falsas. E nada melhor do que um banho de esclarecimento, né? O cabelereiro e tricologista Tharik Bonomo conta toda a verdade sobre alguns mitos e fatos sobre os fios. Vem conferir!

“Raspar a cabeça faz o cabelo crescer mais forte”

Mito. Raspar os fios não faz os fios crescerem diferentes. Já a sensação de crescimento mais rápido, é uma reação natural do organismo, que se esforça para voltar ao tamanho que tinha, para “defender” o corpo do corte de cabelo, que é subentendido como uma agressão externa. Se o cabelo estava danificado, raspar os fios que estavam comprometidos poderá aparentar mudança na textura pelo fato de que os fios que irão crescer não apresentam as mesmas danificações. Porém a “força” do cabelo permanece a mesma.

“O cabelo se acostuma com o shampoo e, por isso, é preciso trocar de produtos frequentemente”

Mito. O cabelo não se acostuma com os produtos. Ao longo do tratamento, as necessidades dos fios naquele período vão sendo supridas. Supondo que se você tem o cabelo ressecado e usa uma máscara hidratante, é provável que seu cabelo não tenha mais a necessidade de ser hidratado e o próximo passo seja uma reconstrução dos fios, por exemplo. Por isso, é importante escolher e trocar de produtos de acordo com o que a saúde do seu cabelo necessita no momento.

Água de piscina deixa os cabelos loiros verdes?

A princípio sim. Pois o cobre e metais como ferro e manganês estão presentes em grande parte da nossa água, incluindo água da torneira e água de poço. Quando o cloro é introduzido na piscina como um agente de limpeza, ele oxida os metais duros encontrados na água. Assim, o cobre é oxidado pelo cloro e, com o cabelo sendo poroso, liga-se ao cabelo e fica com uma tonalidade esverdeada. O cobre também pode entrar na água da piscina a partir de certos algicidas à base de cobre.

Porém há como evitar..

Você também pode proteger o cabelo usando um condicionador leave-in antes de nadar. Além disso, lave e enxágue o cabelo assim que sair da piscina. Outra opção é ir ao salão de cabeleireiro comum e pedir um “seal coat” ou um “gloss coat” que sela muitas cutículas no cabelo. Isso impedirá que o cobre se prenda aos fios de cabelo e o torne verde. Só não entra na piscina com o cabelo seco. Se você começar com o cabelo molhado, o cloro e o cobre não ficarão presos ao cabelo com tanta força.

“Cabelos oleosos não devem ser lavados mais de uma vez ao dia”

Verdade. Lavar os cabelos oleosos com tanta frequência pode provocar efeito “rebote”.
Pelo fato de que o organismo sinaliza a falta de óleo no couro cabeludo e passa a produzir ainda mais. Para minimizar o efeito da oleosidade, aposte na dupla água fria e shampoo.

“Cabelo oleoso cai com mais frequência”

Verdade. Quando o seu couro cabeludo produz muita gordura e você não se livra dela, pode notar que cairá mais cabelo. Isso acontece porque o sebo (óleo) torna o cabelo “sujo” e pode obstruir o folículo, o que influencia na queda.

“É preciso cortar as pontas para fortalecer o cabelo”

Mito. O crescimento do cabelo ocorre na raiz, não nas pontas, então cortar as pontas do cabelo não afeta realmente os folículos que são responsáveis pelo crescimento do seu cabelo. Cortar o fio não interfere em sua força. Muitas vezes temos essa impressão porque quando as pontas danificadas são retiradas, os cabelos ficam com uma aparência mais saudável. Vale lembrar que o bulbo capilar é o responsável pelo crescimento do cabelo e não a ponta do fio.

Escovar o cabelo quando está molhado faz o cabelo cair

Mito. O cabelo fica mais elástico quando molhado e também tem maior tendência a quebrar, nesse caso você pode sentir que mais cabelo está caindo, quando na verdade está apenas quebrado. Se o seu cabelo está em processo de queda, a escovagem junta o cabelo que está prestes a cair de qualquer maneira. Porém, escovar o cabelo molhado não é o que causa a queda.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!