Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

A gente precisa falar sobre a endometriose, diagnóstico de Anitta, Larissa Manoela e mais famosas

Crédito: Instagram/@anitta

Na madrugada desta sexta-feira, 8, Anitta compartilhou com fãs e seguidores o recente diagnóstico de endometriose. Em uma sequência de tuites, a cantora detalhou o processo que viveu até descobrir a doença e, aproveitando o momento, fez um alerta para todas aquelas que passam por problemas similares ao dela.

E acredite: ela não está sozinha nessa batalha, viu? A doença, como explica o Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra especialista em reprodução humana, afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva!

Segundo ele, a endometriose ocorre quando as células do endométrio, mucosa que reveste a parede do útero, não são devidamente expelidas durante a menstruação, se espalhando pelo aparelho reprodutivo, o que atrapalha a implantação do embrião fecundado, e até mesmo outras regiões como intestino, apêndice e bexiga.

Há como prevenir?

Rodrigo conta que, apesar de estar relacionado a fatores genéticos e imunológicos, e não possuir uma causa definida, é difícil preveni-la, uma vez que tem como principal sintoma a dor pélvica intensa, que geralmente não recebe atenção necessária por ser confundida com cólicas menstruais.

“Isso faz com que o diagnóstico da condição seja realizado muito tardiamente, quando as mulheres encontram alguma dificuldade para engravidar. Por isso, o acompanhamento ginecológico regular desde cedo é fundamental”, destaca.

E o tratamento?

No entanto, é bom lembrar que felizmente o diagnóstico tem tratamento e é indicado de acordo com a gravidade da condição, as características individuais da paciente e geralmente inclui, além da pílula anticoncepcional, analgésicos, anti-inflamatórios.

Em outros casos, realiza-se uma intervenção cirúrgica por meio de laparoscopia, procedimento minimamente invasivo que visa eliminar os cistos causados pela doença. Por fim, vale ressaltar que o tratamento da endometriose não é definitivo, atuando apenas no alívio dos sintomas e controle dos focos da doença.

Agora que você já sabe todos os detalhes, é bom ficar esperta e não deixar de fazer o seu acompanhamento médico, hein?

Mais notícias para você

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)

Entretenimento

Baile beneficente acontece no dia 6 de maio e nós já sabemos o tema

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Para muitas pessoas, carnaval é época de bloquinho e muitos beijos, mas hábito pode trazer riscos reais à saúde