Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Mitos e verdades sobre espinhas: saiba mais sobre o assunto

Será que você sabe tudo sobre acne?

mitos e verdades sobre espinhas
Foto: iStock

A acne é um probleminha que incomoda todo mundo, afinal, qualquer pessoa está sujeita a tê-las. Na adolescência então, nem se fale! Mas existem alguns mitos e verdades sobre espinhas – e nós a ajudamos a descobrir cada um deles.

menina mexendo espinha

Bora descobrir quais são os mitos e verdades sobre espinhas?

Mitos e verdades sobre espinhas:

Acne tem cura

Verdade. Porém, o tratamento é beeem longo e é necessário acompanhamento médico (isso varia muito com cada caso). É preciso paciência mesmo e força de vontade. Vale lembrar que, quanto mais cedo começar, menores as chances de ficarem marcas e manchas.

Muito chocolate aumenta as espinhas

Depende. Segundo especialistas, não existe nenhum estudo que comprove 100% isso, até porque tudo depende do seu organismo. O que vale fazer é ficar de olho se a crise aumenta quando consome muito o doce.

Resultado de imagem para girl chocolate gif

Limpeza de pele ajuda

Verdade. A limpeza mais profunda dá um help na hora de remover cravos e no fechamento dos poros. Mas cuidado aí: pra quem tem espinhas muito inflamadas, esse tratamento nem sempre é indicado.

Tomar sol é bom

Mito. O sol é bom para várias coisas, desde que você esteja usando protetor. Agora, não tem nenhuma comprovação de que a luz solar melhore a acne, muito pelo contrário, ele pode causar manchas caso a espinha esteja infeccionada. Melhor não arriscar, né?

gato tomando sol

Na adolescência é pior

Verdade. Aqui os fatores hormonais influenciam muito e podem contribuir para o aparecimento da acne. O seu ciclo menstrual, inclusive, tem chances de influenciar nessa parte também.

Estresse colabora com o problema

Verdade. Quando o estresse está muito intenso, acaba estimulando a produção de hormônios que contribuem para o aparecimento da acne. Então, vale tirar um tempo da escola e das obrigações para relaxar, tá?

Resultado de imagem para calm down gif

A alimentação pode influenciar no aparecimento das espinhas

Verdade. Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no grau da acne em algumas pessoas. Se você tem acne, perceba se ela piora quando você ingere alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e leite e seus derivados. Se sim, é melhor evitar consumi-los, ok?

É mais comum em meninas

Depende. A acne afeta cerca de 80% dos jovens entre 12 e 18 anos, mas é mais comum aparecer nas meninas, com cerca de 14 anos de idade, enquanto que nos meninos a acne começa a aparecer em torno dos 16 anos. As formas mais graves, no entanto, ocorrem preferencialmente nos homens.

Imagem relacionada

Espremer as espinhas pode causar manchas na pele

Depende. O sol pode contribuir para a formação de marcas na pele caso a espinha esteja infeccionada. Por isso, use protetor solar todos os dias. Se elas forem espremidas, a chance das marcas surgirem, é maior.

Procure um especialista

Não é à toa que existem tantos mitos e verdades sobre espinhas, afinal, o assunto gera muito interesse e a gente acaba tendo pressa para acabar com elas. Mas, antes de fazer qualquer coisa na sua pele, aplicar produtos ou tentar se livrar da acne, é importante consultar um profissional.

A dermatologista, por exemplo, poderá indicar qual é o melhor tratamento no seu caso, os produtos ideais e qual o tempo de tratamento. Nada de fazer esse tipo de coisa por contra própria, afinal, você já sabe que é difícil descobrir quais são os mitos e verdades sobre espinhas, né?

Além de saber quais são os mitos e verdades sobre espinhas, tenha sempre alguns produtos baratinhos para cuidar das espinhas:

Consultoria: Thais Carvalho, responsável pela área facial da ONODERA Estética / Carolina Marçon, dermatologista 

Texto: Maria Victória Mazza e Giovanna Castro

Mais notícias para você

Beleza

Degustar ao invés de comer toda caixa de chocolates é a saída se você quer seu pós-Páscoa com menas espinhas

Beleza

Por estar constantemente exposta ao ambiente, a pele está mais suscetível aos efeitos do estresse do que qualquer outro órgão!

Beleza

Como as axilas são uma região mais sensível, pela depilação ou até mesmo pelo atrito constante, ela precisa receber cuidados específicos.

Beleza

Não é novidade para ninguém que o clima mais seco faz com que a camada mais externa das células da nossa pele encolha, prejudicando...